Não vai usar a Internet a seu favor?

Use a Internet a seu favor
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br  


Muitos podem acreditar que são casos isolados, porém as pesquisas nos buscadores de conteúdo é mais que uma tendência. Essa tecnologia veio para ficar. Estes mecanismos farão que qualquer informação publicada chegue com maior confiança e velocidade aos solicitantes. Definitivamente todos. Empresas, fornecedores, consumidores… publicam seus conteúdos na rede.

………..
Todos já incorporaram o hábito da pesquisar. Acessar informações é rotina em todos os setores. Veja alguns dos exemplos diários de uso das ferramentas de busca:

  • Às empresas entram no perfil virtual dos candidatos e até mesmo dos funcionários para saber mais sobre a pessoa na hora de uma promoção ou contratação. Tome cuidado com as comunidades, as fotos, seu network, suas preferências e aspirações. Até a relevância dos seus temas e artigos podem interferir no critério de uma seleção. Quem está disputando uma vaga de emprego deve redobrar as atenções. Os perfis virtuais fornecem tantas informações sobre o candidato quanto uma pequena conversa com o mesmo. 
  • Pessoas procuram informações no perfil social quando estão interessadas.
  • Antes de contratar um serviço de alguém indicado, é comum procurar o site ou a imagem da fachada do endereço da loja no Google Street View.
  • Antes de comprar ou locar um imóvel é comum acessar dezenas de sites de locação e venda para verificar os valores médios da região
  • Antes de viajar, comprar passagens ou reservar hospedagem em um hostel ou hotel é típico o ato de pesquisar nos sites que reúnem tais informações de forma ordenada
  • Bandidos estão usando engenharia social (pesquisa em perfis das redes) para mapear o patrimônio, hábitos e comportamento de suas vítimas.
  • Buscamos a opinião do público consumidor sobre um determinado produto. 

Hoje, o que está em jogo é o tempo que você gasta para realizar uma boa pesquisa, a qualidade e a fidelidade destas informações pesquisadas. Diariamente costumamos publicar muito conteúdo pessoal que acaba sendo acessado indiscriminadamente por qualquer pessoa. Conforme sejam seus critérios para estas publicações, estas informações podem gerar benefícios ou malefícios.

Veja o exemplo ingênuo de um comerciante que mantém um site desatualizado acessível na rede. Para ele esta ação pode ser positiva. Melhor assim do que nada, poderia dizer. Errado. Conforme seja o perfil de sua clientela é preferível manter seu site com aviso de manutenção com os contatos básicos de fone e e-mail que permitir a navegação por páginas lentas, pouco  interessantes e desatualizadas.

.:.


E o Marketing Digital?

As empresas já descobriram que a internet é uma ótima fonte de promoção com crescentes vantagens. Os empreendedores já estão informados de que sua presença digital, ou seja, marcar posicionamento interativo com os internautas permite elevação da receita e promoção da marca. A questão é como realizar estas tarefas de forma proveitosa e otimizada.

É preciso utilizar o Marketing Digital de maneira inteligente! Neste universo, as regras estão mudando a todo momento.

 

.:.

.:.
DICAS PARA UMA BOA REPUTAÇÃO

Para manter uma imagem positiva na internet, opte por zelar por um perfil equilibrado e decente. Evite críticas a modelos de sistemas e partidos políticos. Os recursos humanos das empresas buscam contratar profissionais com perfil crítico comedido e que tenham bons relacionamentos, boas atitudes…

É preciso imaginar a internet como uma vitrine. Procure variar os assuntos de suas postagens sociais e comentar os fatos de forma sensata e coerente. isso falará muito sobre o grau de sua educação e de suas capacidades em desenvolver trabalhos em equipe. 

Evite cometer erros ou “gafes virtuais” que possam comprometer sua vida profissional. Nem tudo o que você publica vai estar correto ou coerente com a realidade. Tenha cuidado. Revise suas fontes, pondere seus comentários e imagens antes de publicá-las. A reputação online também está ligada à qualidade do conteúdo que você posta na web. 

.:.
O FORMADOR DE OPINIÃO

No caso de internautas que trabalham testando tecnologias e produzindo conteúdo derivados de suas experiências profissionais, é fundamental a participação de bons fóruns de discussão. Com o tempo, acessando blogs com temas relacionados ao trabalho, com uma boa formação acadêmica, interagindo com outros profissionais da área é possível produzir artigos com conteúdos bastante relevantes. É uma tarefa que requer aprendizado contínuo. Com isso, o profissional se obriga a estudar e a entender sobre aquilo que está escrevendo. Forma-se uma personalidade com espírito crítico e com uma reputação reconhecida e abrangência crescente.

O profissional que tem trabalhos publicados ou se mostra de maneira bem relacionada nos fóruns de discussão mostra-se pró-ativo… atuante. Este é um excelente perfil. A junção do talento prático e teórico.

 .:.

PROCURANDO EMPREGO?
Mantenha seu currículo atualizado

Tão importante quanto encaminhar e-mails com solicitações de emprego é utilizar suas redes de relacionamento para apresentar suas competências e potencialidades em forma de trabalhos expostos em portfolio. Neste caso, é sempre preferível oferecer seus serviços que apenas procurar por serviço. Utilize paralelamente as redes específicas para a interação profissional, como o Linkedin, um verdadeiro banco de currículos profissionais e networking digital.

Busque construir boas referências on-line. Quando alguém ou algum RH de alguma empresa pesquisar por seu nome no Google, que não soe a sirene da polícia! Não envolva-se com perfis suspeitos ou deixe “rabo preso” em desavenças na rede. Isso quase sempre é visto pejorativamente. Afinal, quem discute com alguém com ou sem razão, corre o risco de se rebaixar ao seu nível.

.:.


.:.
Traiçoeiro Celular

Outra dica muito importante. Muita gente tem o hábito imaturo de produzir fotos íntimas, acabando por deparar-se com as mesmas publicadas na rede. São artistas, pessoas públicas, pessoas formadoras de opinião… Quanta gente imatura… Fique atento para o fato de que você usa muita tecnologia que desconhece total ou parcialmente o seu funcionamento.

O celular (smartphone) é uma destas tecnologias que você imagina ter o controle. O que ocorre é que há uma grande vulnerabilidade por parte das pessoas que guardam fotos e vídeos íntimas em seus dispositivos, imaginando que estão guardando em local protegido. Estou citando este comportamento porque, hoje em dia, é um comportamento dos mais comuns. Neste caso, veja o que pode acontecer a qualquer momento:

  • Você pode ser roubado(a) e o conteúdo do seu smartphone pode ser publicado intencionalmente caso um resgate não seja pago
  • Você pode perder o celular e ter suas fotos publicadas por simples ganho de acesso por parte de pessoas sensacionalistas
  • Você pode instalar um aplicativo com vírus capaz de transmitir arquivos com nomes sugestivos para o seu Facebook
  • Pode deixar o seu celular ou esquecê-lo na bancada de sua mesa no trabalho e um desafeto seu aproveitar o desatenção e publicar suas fotos pessoais
  • Pode se descuidar e executar um comando errado e enviar uma foto ou vídeo íntima ou arquivo sigiloso para um grupo do WhatsApp

e poraí vai…..

.:.

A grande maioria das pessoas imaginam-se seguras. Mas, de fato, estão à mercê da tecnologia e dos hacker profissionais e seus aprendizes.
UMA SUPER DICA: Smartphones com sistema Android são alvos preferenciais. Seja qual for o sistema operacional do seu celular, não guarde informações importantes em seu chip ou memória interna. (não guarde números de banco, números de cartão, arquivos confidenciais, mídias particulares…) Preveja o pior! Caso você esteja desconfiado(a) de que as informações do seu celular estejam sendo “hackeadas”, procure ajuda especializada com urgência. 

.:.

A internet é uma fonte inesgotável de possibilidades. Quem está na vanguarda deve saber usar muito bem as ferramentas disponíveis a seu favor! 


Comente

cinco + 18 =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?