Criação de Sites?

Criação de Sites?
Criação de Sites .:. Florianópolis .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br




Criação de Sites

Qualquer bom desenvolvedor de websites ou qualquer outra parte do Brasil ou do mundo sabe que quando se usa a  palavra “criação” na atualidade é, na grande maioria das vezes, uma forma de “melhor comunicar” um serviço para a cliente leigo. Este foi um dos motivos que me levou a escrever este artigo. Gostaria muito que meus clientes e pessoas que simpatizam com a minha proposta de trabalho saibam até onde é possível ser realmente criativo em um universo de tecnologias, padrões e regras pré-estabelecidas de mercado.
 
Começando pelas limitações impostas pelo gerenciador de conteúdo escolhido, passando pelos padrões dos temas confiáveis, mais testados e estáveis comercializados pelas empresas mais famosas, chegando nos modelos e regras definidas pelos servidores de hospedagem e da própria internet como meio de comunicação, um mundo de barreiras impede que se busque a inovação como regra.
 
Não digo que não seja possível inovar usando metodologias para o desenvolvimento de projetos ou quando o assunto é “Criação de Sites”, apenas que, os projetos realmente diferenciados, quanto ao quesito criatividade acabam saindo muito mais caros e imprevisíveis quanto aos resultados.

Quando os clientes entendem os riscos destes resultados acabam por se conformarem com um site dentro dos modelos existentes. Ou seja, a grande maioria dos sites desenvolvidos na atualidade são meros produtos em série com funcionalidades nas mesmas posições, com cores e logos mais personalizadas que dão alguma diferenciação. 

.:.

.:.
O perfil geral dos clientes e das empresas

Sem dúvida alguma, meu ponto de vista está embasado no perfil do cliente desinformado e das micro empresas que ainda estão desenvolvendo sua correta visão de mercado. Para a grande maioria dos clientes que solicitam orçamentos para a criação de sites, um site precisa resolver os problemas mais conhecidos de todos: 

  • Sinalização digital capaz de fortalecer as ações convencionais de marketing e dos resultados nas vendas 
  • Garantia da exclusividade do uso de sua marca e dos canais de venda oficiais dos seus produtos e serviços
  • Reforço do valor da sua marca e dos seus produtos e serviços associados à ela
  • Organização das suas informações e abertura dos canais digitais oficiais de venda, suporte e atendimento.

Valores como diferenciação de mercado através de um projeto de site arrojado, criativo, inteiramente novo acabam sendo vistos como fatores menos importantes. É claro que a resultante da situação da economia e do poder de compra da população agrava o quadro quando necessitam otimizar todos os recursos existentes. Mas, a consequência direta é uma geração de sites sem qualquer diferencial criativo ou qualidade que os tornem únicos.
 
Diante deste quadro, sinto que os bons desenvolvedores precisam prezar pelos elementos que permitem uma maior liberdade do processo criativo dos seus novos projetos. Entre estes elementos fundamentais estão:

  1. Escolha de CMS de baixo custo de desenvolvimento para que o valor do orçamento do projeto possa ser canalizado para a diferenciação do tema e sugestões de posicionamento de funcionalidades de forma inovadora e funcional.
  2. Utilização de temas e componentes diferentes para a construção dos novos projetos, permitindo um produto final com maior variabilidade estética.
  3. Após a entrevista com o cliente e descoberta do perfil dos seus prospects e das “palavras chave” que deseja concorrer nas pesquisas junto aos buscadores é preciso criar páginas e posts com uma organização encadeada de forma distinta para os padrões do cliente, independente de tendências organizacionais existentes.
  4. Procure usar padrões em situações onde existe a estrita necessidade de se prezar pela clareza e funcionalidade. Em outras situações, deixe que a habilidade e bom gosto do design consiga se expressar, mesmo correndo o risco de críticas. Afinal, o novo sempre é motivo de comentários.

.:.

O processo criativo de um site

Sinto que este diferencial do site criativo não é mais explorado como caráter básico para a feitura de um projeto de sucesso. O Sucesso exige personalidade. É esta personalidade que dá a chance da distinção e da vitória aos inovadores. Permita-se ser avaliado. Um trabalho criticado serve para um aprimoramento da qualidade dos desenvolvedores e sem grandes custos.

Saiba que na hora de solicitar um projeto de WebSite, um dos grandes diferenciais de sucesso do seu site pessoal ou corporativo será a forma criativa com que ele permite tratar dos mesmos assuntos que outros milhares costumam tratar. Saber unir a criatividade com a usabilidade é a receita do sucesso digital em quase todos os serviços na área de desenvolvimento. 

E como é difícil criar com tantas regras e modelos ditando o que é certo ou errado. Em se tratando de design ainda tem a questão do “gosto individual”. Então, vai uma dica importante para não deixar que a criatividade do desenvolvedor ou das sugestões do cliente também não tomem rumos extremos e conduzam a um produto sem pé nem cabeça:

  • Procure testar suas novas ideias antes de tomá-las como “criatividade eficiente”
  • Nada que demora mais que três segundos para ser entendido é bom para o internauta
  • Quando inventar a sua “roda”, certifique-se que ela gira com a mesma velocidade ou superior às existentes.

.:.

“Criar não é apenas fazer algo diferentes, algo inexistente, ainda não materializado.
Criar tem a responsabilidade de seduzir a todos através da franca utilidade e da útil simplicidade
com que transforma as tarefas complexas em alguns poucos cliques como num passe de mágica.”

.:.

O perfil das Software Houses

.:.

Entre as empresas sediadas na “praça” de Florianópolis, particularmente falando, percebe-se nitidamente o compromisso como o preço e com o prazo e cada vez menos a atenção com a importância de oferecer ao cliente projetos realmente personalizados.

Todas elas escolheram rumar na direção do perfil do cliente que quer o básico. Até porque imaginam correr o risco de perder os orçamentos dos projetos caso ofereçam propostas de projetos exclusivos mais onerosos.

As menores software houses são capazes de oferecer aos clientes excelentes opções de projetos com maior diferenciação, pois não sofrem tanto com a crueldade dos impostos ou com o custo da folha de pagamento de grandes equipes ou com os custos com as estruturas físicas.

Quando fizer uma pesquisa no Google por “Criação de Sites”, saiba relevar esta importante característica. Seu Site depende da estrutura do seu contratado. Nem sempre os primeiros colocados nas pesquisas serão capazes de lhe oferecer um projeto inovador com grau de personalização adequado, ou até mesmo um orçamento com um custo-benefício excelente.

No universo da internet, não basta a “criação de sites”, não basta aparecer bem nas pesquisas. É preciso atrair a atenção e manter o internauta acessando suas ofertas e serviços o maior tempo possível, até que esteja seduzido pela confiança oferecida pelo seu site, a ponto de ligar para seu contato ou realizar a compra dos produtos por cartão de crédito. Parece simples, porém, a grande maioria dos acessos aos sites é de uma média menor que três segundos de navegação. Esse é o comportamento do internauta que acessa o site mas se desagrada de cara com a forma, características ou efeitos apresentados. Dentre os fatos mais desprezados pelos internautas estão:

  • Sites com conteúdo mal editado / publicado, provocando lentidão no carregamento
  • Sites com publicidades em formato de pop-up (mensagens ou janelas que forçam o seu fechamento para a visualização correta do site)
  • Site com excesso de conteúdo e pouco intuitivos
  • Sites com textos longos e letras minúsculas ou com contrastes prejudiciais à leitura
  • Sites que não privilegiam as informações mais relevantes ou de péssima usabilidade para a execução de tarefas
  • Sites simples e sem conteúdo verdadeiro
  • Sites de empresas ou profissionais que não disponibilizam contatos telefônicos ou endereço fixo.
  • Sites com menus extremamente grandes sem ferramentas de pesquisa, dificultando o acesso às informações relevantes
  • Sites não responsivos, dificultando o acesso através de dispositivos mobile.

.:.

Cuidados quanto ao seu site

Quando receber o projeto do seu site para a sua aprovação veja se constam os seguintes itens de extrema importância para a segurança do funcionamento correto e do melhor aproveitamento comercial do seu investimento:

  1. Consta o prazo de garantia para pequenas correções referentes ao desenvolvimento ou erros no conteúdo?
  2. Consta os atributos do servidor que irá hospedar o seu novo site, caso tenha optado por hospedagem da empresa?
  3. Seu site recebeu o conteúdo otimizado para o ranqueamento dentre as “palavras chaves” mais importantes para as buscas em seu segmento de mercado?
  4. Recebeu as senhas necessárias para o acesso da área administrativa?
  5. Recebeu treinamento para a correta publicação de conteúdo?
  6. Recebeu os canais de suporte referentes aos serviços possivelmente contratados? 
  7. Recebeu garantias de atualização dos plugins – versão do cms – ferramentas anti vírus instaladas em seu site?
  8. Recebeu garantias de que o tema utilizado para a execução do seu site realmente possui design único e inovador? 

.:.

Enfim, tenha atenção quanto a estes cuidados básicos antes de assinar contratos para a criação de sites ou pagar algum valor. A maior certeza ainda é procurar fazer três orçamentos de projeto e comparar as características, analisando prós e contras. Não estou falando de fazer leilões entre as empresas, mas usar o bom senso e saber mais sobre as suas garantias quando solicitar o desenvolvimento de um WebSite que esteja a altura do seu empreendimento.

.:.


2 Comentários

  • Guilherme de souza santos

    16 de dezembro de 2016 - 13:34

    ótimas dicas para sites gostei muito.

    • fabio

      25 de abril de 2017 - 16:40

      Obrigado pelo retorno Guilherme. Conte conosco sempre que quiser melhorar sua estrutura web ou seu marketing digital.

Comente

6 + seis =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?