Os 50 livros de Marketing Digital Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br
1. 33 milhões de pessoas na sua rede de contatos
É um livro bem bacana para estudar o case do TED e como algumas empresas e pessoas estão construindo suas carreiras baseando-se em ações de rede social.
O livro traz alguns exemplos bem sucedidos e principalmente mostra que é possível. Que basta seguir a estratégia certa.
Se está procurando um livro de como construir uma carreira de contatos, é interessante que leia “Uma Marca Chamada Você“, que tem muitos cases, mas não é um livro de marketing digital.
É um livro de leitura fácil e rápida com vários cases. Livro para se ler em um fim de semana tranquilo com uma caneta marca-texto nas mãos.
2. A Busca
Literatura obrigatória para quem pensa em internet. Como diria aquela propaganda, “não dá para não ler”. Em termos de internet, é um livro antigo – é de 2006 – e foi um dos primeiros livros editados no Brasil sobre o Google (O Google Marketing foi editado em novembro de 2006).
John Battelle discorre de maneira magistral sobre a influência dos buscadores em um mundo baseado em uma quantidade ilimitada de informações disponíveis. É um livro de economia digital, muito mais do que marketing digital.
3. A Cauda Longa
Chris Anderson merecia um capítulo só para ele. Lançou dois clássicos da economia digital. Um deles é esse – A Cauda Longa – que fala sobre o mercado de nichos. É engraçado como que é óbvio, mas ninguém até então tinha escrito. A internet derruba barreiras geográficas, logo, o que na sua cidade representa um nicho de 500 pessoas (o número de fanáticos por bocha, por exemplo, o que não lhe garantiria a sobrevivência nem com uma loja na avenida principal) no mundo representa milhões de pessoas.
Os nichos, quaisquer que sejam eles, nesse mundo super populoso sempre é muita gente. A Cauda Longa fala justamente de como ganhar dinheiro atingindo os nichos a partir de alguns exemplos de empresas americanas. Como eu disse, leitura obrigatória.
4. FREE
O outro clássico de Chris Anderson, que considero, inclusive, melhor do que o “A Cauda Longa”, é o “Free”. Praticamente um livro de economia, Free apresenta como que empresas em ambientes digitais conseguem transformar serviços gratuitos em milhões (ou bilhões) de dólares.
A lógica do livro é bem interessante e também é leitura obrigatória para repensar o modelo de negócios da sua empresa ou para abrir uma nova empresa.
O livro vira de ponta-cabeça o “P” de preço de McCarthy e mostra que a economia dos bits trouxe inovações e modelos de se fazer negócios que nunca imaginamos e que deveriam ser pensados. Um livro criativo e necessário.
5. Adwords para Leigos
Para quem quer ficar craque em links patrocinados, esse é o livro. Howie é um guru do Adwords e parceiro do Perry Marshall (quem tiver uma boa leitura em inglês, vale a pena comprar o livro do Perry).
Quem quiser aprender sobre links patrocinados sem comprar o livro, pode ir na própria plataforma do Google que o conteúdo está todo lá, porém, o livro tem algumas vantagens óbvias: é portátil, “bonitinho” (capa, diagramação etc.), sumário e outras inerentes à tecnologia livro.
Quem quiser baixar o conteúdo no próprio site do Google terá o trabalho de mandar imprimir uma apostila que nem sempre, esteticamente, fica um primor. Para os desenvolvedores, tenho certeza de que a apostila impressa a partir do site do Google estará ótima. Para quem gosta de forma, não só contéudo, o livro lhe servirá melhor.
6. Marketing boca a boca
Com prefácio de Seth Godin, o livro traz técnicas no estilo how-to. Um bom livro para se ter como guia. O subtítulo já diz tudo: “Como as empresas inteligentes levam as pessoas a falar delas”. Espere um livro recheado de cases.
7. A Galáxia da Internet
Para quem conhece o sociológo espanhol Manuel Castells, o livro dispensaria os elogios que merece.
Trantando a internet com uma abordagem sociológica, Manuel Castells discorre sobre a mudança na sociedade a partir de seus bits. O livro tem uma linguagem rica – a tradução foi feita com esmero – e parece uma conversa com o sociológo.
Leitura para enriquecer o conhecimento da sociedade digital e entender um pouco esse mundo que nós vivemos. Não está na lista, mas na mesma linha linha de Castells, porém, como contraponto, sugiro Zygmunt Bauman.
8. As 22 consagradas leis do marketing
Vamos lembrar que “marketing digital” só tem o sobrenome “digital”, mas continua sendo marketing. Ler livros de marketing faz parte do conhecimento de marketing digital. O livro de Al Ries e Jack Trout foi um marco na história do marketing.
Após Posicionamento, que eu indico aqui também, esse livro mostrou a famosa lei “é prefirível ser o primeiro a ser o melhor” ou ainda “se não for o primeiro em uma categoria, crie uma nova categoria em que você seja o primeiro” e por aí vai.
Todas as 22 Leis propostas tem total aderência com a internet e a economia digital. É um livro que certamente irá acrescentar-lhe muito sobre marketing digital sem falar uma palavra de internet.
9. Posicionamento – A batalha por sua mente
Dispensa comentários. É comprar e ler.
O livro é uma aula de estratégia de empresas, sejam elas virtuais ou não. Desde de porter, não aparecera nada na década de 80 que valesse a pena escrever artigos e estudar a fundo. O conceito de “posicionamento”, que é atual e atuante até hoje, mereceu tal honra.
Ainda é uma bíblia dos profissionais de marketing e de fácil leitura.
10. As novas regras do marketing e relações públicas
Antes de iniciar o comentário, é importante uma ressalva. A tradução do livro trouxe o termo “public relations” como “relações públicas”, porém, o conceito de relações públicas nos Estados Unidos é um pouco diferente do que comumente entendemos por relações públicas aqui no Brasil. O ideal seria trocar “relações públicas” no título do livro traduzido para “Assessoria de imprensa”. Aí, sim, ficaria melhor.
O livro é um pouco antigo – 2008 – mas continua válido. Seu texto fala muito sobre como devem agir os novos profissionais de marketing privilegiando muito mais a divulgação e publicidade do que anúncios e propaganda. Vai um pouco na linha do criticado “A Queda da Propaganda”, de Al Ries, porém, é menos enfático.
Vale a pena ler. Tem leitura fácil e pode ser lido em uma semana ou um pouco mais. Caneta marca-texto na mão e uma mente aberta.
11. As novas regras da comunidade: marketing na mídia social
Um livro melhor que o anterior na questão de trabalhar mídia social como uma nova maneira de construir sua imagem. Um livro muito bom nesse quesito. Traz uma grande quantidade de cases (lembre-se, as ferramentas e os cases são americanos, logo, é preciso aprender o conceito, mas não fazer tudo ao pé da letra). Se tiver que escolher entre o anterior e este, leia primeiro este.
12. A arte de SEO
Retirei os outros dois livros que estavam aqui sobre SEO (“SEO – A bíblia” e “SEO e SEM”, da Martha Gabriel) porque este é o que indico como único que compre para aprender os primeiros 70% do que é SEO.
É lógico que muito mais fácil aprender os primeiros 70% do que os 30% restantes. Como estamos no Brasil, contudo, esse livro vai lhe dar subsídios para que você alcance excelentes resultados em otimização de sites no nosso país. Aqui a indústria de SEO ainda não está tão desenvolvida e concorrida como a norte-americana.
Se tiver que comprar um livro sobre SEO, compre esse.
13. Google Analytics, da O´Reilly
O livro é muito prático e direto ao ponto. O único problema é que está esgotado. Se encontrá-lo, compre. Vale a pena, principalmente para quem está aprendendo sobre a ferramenta.
14. Buzz
Marketing é como sexo na adolescência, muito se fala mas pouco se faz (pelo menos na minha adolescência). Este livro, junto com mais dois outros que apresento aqui, vai mostrar alguns preceitos da comunicação viral e de como espalhar sua mensagem transformando o seu consumidor em veículo.
É lógico que a teoria de marketing viral ainda está sendo construída, então, qualquer livro que “se arvore a ser Deus” não deve ser levado ao pé da letra. É um livro bom para se ler e para se entender o que o chamado “buzz” tem a contribuir para a sua empresa.
15. Satisfação Garantida
É sempre bom saber como pensam os grande nomes do mercado digital. Tony Hsieh é um desses nomes. O empreendedor tem uma história que deveria servir de exemplo para muitos empreendedores ao passo que põe como um bem maior a felicidade e o propósito.
O livro é bem rápido de se ler e agradável, principalmente para quem está empreendendo. Como ele tem um formato menor do que os livros tradicionais, deixe-o sempre a mão na maleta ou no carro.
16. Como trabalhar 4 horas por semana
Tim Ferris é o marketeiro de plantão que escreve o livro – que ficou bastante tempo na lista dos mais vendidos do NYT. O livro é parecido com um outro que indico aqui (o “Como ganhar US$ 1 milhão na internet”), mas a linguagem á mais agradável. Ferris é um sujeito boa gente, sempre tranquilo e que investe muito na sua marca pessoa. Vale a pena lê-lo e seguir seu blog.
17. Click
Bill Trancer é diretor da Hitwise e curioso por natureza. Este livro traz muitas informações entre suas linhas de como ler o que o Google traz para você em termos de pesquisa de palavras-chave por milhões de pessoas que fazem buscas em sua tela minimalista. Basicamente, fala sobre o 1ºP do marketing digital.
Faço-lhe a seguinte pergunta: você revelaria para todos da sua família, amigos e clientes todas as suas buscas no Google nos últimos 12 meses? A maioria das pessoas não as revelaria. Iria aparecer nome de ex-namorada, site de empregos e muito mais que só diz respeito a nós mesmos. Uma pesquisa de mercado sobre infidelidade (com perguntas do tipo: “você já traiu a sua esposa?”) iria ter um alto grau de incerteza por parte das respostas. No mundo real somos influenciados por quem nos pergunta. Um ser humano que pode nos julgar ou revelar nossas respostas.
No mundo virtual do Google, contudo, você pode perguntar o que quiser que o robô do buscador não vai lhe julgar. Vai lhe entregar as respostas às perguntas mais assombrosas com a mesma imparcialidade como quem lhe responde uma pergunta sobre uma receita de torta de maçã.
Resultado: somos muito mais honestos em nossas perguntas (que, de certa forma, é uma resposta à pergunta “o que estamos precisando ou pensando”)
O livro Click trata justamente desse assunto: como ler nas entrelinhas do Google (Google Insigths e ferramentas de palavras-chave, por exemplo) e na ferramenta da Hitwise qual o comportamento do público mediante uma determinada palavra-chave.
Vale muito a pena ler e é um dos livros que colocaria uma estrela para que você lesse primeiro.
18. Como criar sites persuasivos
Este foi um dos primeiros livros que li sobre marketing digital e ainda utilizo muitas das técnicas que ele ensina. É um livro muito bom para quem deseja ir além do site otimizado ou bonitinho.
Andrew Chak traz em sua teoria os diversos tipos de internautas, o que oferecer para cada um deles em termos de conteúdo para que ele seja persuadido a comprar de você. Outro livro estrelinha para ler antes de todos os outros.
A leitura é fácil e serve como um guia para que você tenha nas mãos no seu dia a dia de desenvolvedor, empresário ou designer de interfaces.
19. Como ganhar US$ 1 milhão na Internet
Apesar do título “ligue djá”, é um livro interessante. Dá várias dicas para programas de afiliados, software para envio de e-mail marketing, softwares de resposta automática de e-mails e muitas outras. Ewen Chia tomou uma decisão de ganhar dinheiro na internet, penou para conseguir, mas finalmente, conseguiu fazê-lo com técnicas que são reveladas no livro.
Vale a pena ler, mas não como prioridade. Como eu digo: leitura de aeroporto (inclusive, foi em um vôo que eu o li).
20. Viral Loop
Excelente livro que conta a história da criação das principais mídias sociais e outros sites no mundo que dependam de muito tráfego e pessoas cadastradas, como o MySpace, Flickr, Bebbo, Ning, eBay, PayPal, YouTube e outros.
O livro mostra com uma leitura agradável a história e a teoria por trás do crescimento de cada um defendendo o que ele chama de coeficiente viral (que eu concordo plenamente e acho brilhante a maneira com isso resume tanta coisa sobre o que é marketing viral, tanto que incorporei à teoria dos 8 Ps do Marketing Digital).
Importante leitura, principalmente para quem quer entender a essência do marketing viral.
21. Cultura Digital.br
Livro baseado em uma série de entrevistas com pessoas que tem um papel relevante na inclusão digital e reflexão sobre a inserção da sociedade brasileira na economia baseada em bits.
As entrevistas vão de Marcelo Tas (por sinal, excelente) a Gilberto Gil. Dá uma visão interessante do pensamento de pessoas razoavelmente conhecidas e influentes sobre essa cybercultura que cresce a cada dia.
Para quem gosta da “forma” livro, pode comprá-lo. O livro, porém, pode ser baixado gratuitamente (e legalmente).
22. Design para Internet
A seguir dou algumas dicas de livros com o assunto usabilidade. Além do blog usabilidoido (de excelente conteúdo), há alguns bons livros para se adquirir e aprender mais sobre o tema.
Quanto mais a internet se democratiza, mais a usabilidade é importante para fazer com que um site seja acessado por todos (isso porque nem falei ainda em acessibilidade).
Felipe Memória traz no livro diversos exemplos, desde do site da BBC e vários exemplos dos sites da Globo (na época, Felipe era designer da Globo). O livro tem um blog que o complementa.
Leitura obrigatória para quem quer aprender mais sobre usabilidade e experiência de navegação do usuário.
23. Não me faça pensar
Na minha opinião, um dos melhores livros de usabilidade que conheço. O Jakob Nielsen é muito bom, mas o Steve Krug é mais fácil para os iniciantes. Leitura obrigatória também, de preferência antes de começar a projetar o seu site.
O efeito colateral de lê-lo é “putz….vou ter que refazer todo o meu site”. O livro traz com exemplos ilustrados casos de abas, de botões e vários outros elementos que achamos nem ter tanta importância na navegação, mas têm. E muita.
Livro que vale aquela estrela dos preferidos.
Steve Krug fez um livro simples de ler e com muito conteúdo. Leia no final de semana e depois guarde-o como um guia para consultas rápidas enquanto estiver fazendo o projeto de seu site.
24. Do público para as redes
Para quem gostou de “A galáxia da Internet”, do Castells, vai gostar desse aqui também. O livro traz uma coletânea de artigos escritos por pensadores da sociedade da informação e outros que trabalham com comunicação, como Paulo Nassar.
A organização foi de Massimo Di Felice, professor da USP e coordenador do ATOPOS.
O livro tem um texto profundo e bem acadêmico. Reflexão necessária a cada capítulo (destaque para o capítulo 4, “Da democracia à cyberdemocracia”, de Derrick De Kerckhove).
Leia com uma caneta marca-texto numa mão e o Google na outra. Leitura de fim de semana depois de ver algum filme alemão ou iraniano. #papocabeça
25. E-empreendedor
Goossen, empresário experiente de empresas baseadas em web, mostra como uma empresa pode utilizar a inteligência coletiva, inovação aberta e redes sociais para alavancar seus negócios.
É um livro interessante com várias dicas pertinentes, principalmente para quem está com sua start-up, porém, em termos de livro para utilização de redes sociais em negócios, prefiro o Groundswell, da Charlene Li. Sobre inovação aberta, prefiro “o Poder das Multidões”, do Howe e sobre empreendedorismo digital, prefiro o “empreendedorismo e marketing”, que mostro logo a seguir.
Isso não quer dizer que seja um livro ruim, só que há alguns melhores do que ele. Vale dizer que li esse livro antes dos outros três que indiquei, então, ele ficou um pouco ultrapassado para mim. Aconselho a lê-lo. É bom, mas há melhores.
26. Empreendedorismo e Marketing
Apesar do título tão genérico, parece ser um livro de empreendedorismo, pura e simplesmente, mas é um livro de empreendedorismo na internet. E marketing na internet.
Ele é baseado no curso de MBA da Wharton School e foi escrito por Lodish (30 anos de experiência em mais de 40 empresas de alta tecnologia) e Morgan (vice-presidente da IdeaLab! – se você não conhece a história da IdeaLab, leia-a antes de ler esse livro…aliás, leia-a agora)
Como um bom livro de empreendedorismo e marketing, fala sobre posicionamento, segmentação, publicidade, relações públicas, vendas etc.
Faz um apanhado geral sobre o ato de empreender utilizando muitos exemplos baseados em internet.
27. Estratégias de e-mail marketing
O livro é bom, mas não é maravilhoso. Mas vale a pena ler, principalmente, porque é um dos únicos que tratam do tema no mercado. Não entendo porque o e-mail marketing – uma ferramenta tão eficiente se bem utilizada – é tão desprezada a ponto de não ter quase nenhum livro no mercado brasileiro sobre ele.
Leia-o inteiro e depois utilize-o como um guia quando for pensar na sua campanha de e-mail marketing. Não se restrinja somente a ele, contudo, vá além. E-mail marketing é marketing direto.
Como uma dica e fornecedores, aconselho Easy Mailing, da Dinamize, Virtual Target e Mail Sender. O resto é de qualidade duvidosa. E faça testes com os gráficos de resultados. Eles são sempre os que dão mais problemas na mensuração de retorno.
28. Linked
Não sei se vocês sabem, mas eu não nasci estudando internet, eu tive um passado na engenharia aeronáutica e preparação para olimpíadas de matemática, ou seja, eu adoro números. Talvez por isso tenha gostado deste livro.
Ele traz a questão das redes sociais com uma abordagem muito mais matemática e histórica. Discorre sobre os matemáticos que estudaram inicialmente a teoria dos grafos, que deu origem a toda a teoria sobre redes neurais, redes sociais e adjacentes.
É um livro para “saber mais sobre”, mas não é de muita aplicação prática. É bom para quem gosta de história da ciência, que gosta de matemática e tem um tempinho livre para ler.
29. Marketing 3.0
A única conclusão que posso chegar após ler Marketing 3.0 é que Kotler continua ótimo. O livro mostra as mudanças no mundo (com as centenas de referências de sempre) e mostra para os líderes que é preciso repensar não só a sua estratégia de marketing, mas sua visão de mundo sustentável (ou insustentável, como está se tornando).
Marketing 3.0 é sobre uma nova economia baseada no conhecimento, mas principalmente na noção de que esse planeta é a nossa casa e que a população está percebendo que tem algo errado com ele. As empresas que mudarem sua percepção de mundo e aderirem a um movimento global de “vamos consertar a besteira que andamos fazendo” serão as líderes.
Leitura de aeroporto, mas vale muito a pena ler.
30. Marketing IdeiaVírus
Junto com “Groundswell” e “O Poder das Multidões” (e também, Wikinomics, que ainda vou mostrar aqui), é o que você precisa para entender sobre marketing viral e redes sociais. O livro é bem “Seth Godin”, para quem já leu algo dele, e traz muitas técnicas e nomenclaturas.
Seth discorre bem sobre o que faz uma ideia decolar na internet. É interessante ler também “Ideias que colam”. Não cheguei a mostrá-lo aqui porque não o conheço direito e não li, mas recebi algumas referências interessantes sobre ele.
Vale a pena ler, mas se tiver que escolher qual ler primeiro, leia Groundswell.
31. Micropoder
Eu gosto muito de ler sobre as mudanças que as novas tecnologias trouxeram, não só para os negócios, mas para a sociedade como um todo. Entender a nova ordem social, a economia digital, ajuda em muito a desenvolver novas abordagens para as empresas venderem mais para o “novo consumidor”.
Esse “novo consumidor” é o que foi mais afetado com as mudanças na economia. É ele que está mais exigente, mais atento e com muito mais poder. É exatamente disso que esse livro trata.
O livro segue a linha do “Do Público para as redes” e “A galáxia da internet”, discutindo a sociedade da informação e o novo papel do consumidor.
Traz muitas referências a outras obras, desde a Grécia antiga até os pensadores atuais, e tem um texto rico de reflexões. Livro para se ler e refletir. Mais uma vez vou usar a hashtag #papocabeça, pois é exatamente isso que o livro é. Palmas para Javier Cremades.
Há outros dois livros interessantes que não mostrei aqui sobre o assunto “novo consumidor”, o “A alma do novo consumidor” e o “Neoconsumidor”. Vale a pena lê-los.
32. Microtendências
Ainda no campo de entender os movimentos da sociedade para entender melhor o comportamento de compra do consumidor, o livro Microtendências traz vários movimentos globais que estão mudando o cenário do mercado consumidor.
Penn trata de movimentos em vários países e mostra o que é e como ele influencia no seu negócio. Não cheguei a ler ele inteiro, mas recomendo. Não é de aplicação prática, mas sim, para que entenda a dinâmica de tendências que surgem em lugares distantes e que logo, logo podem chegar até aqui – ou que você pode aproveitar, caso venda para outros países.
Na mesma linha, vale a pena ler também “O Segundo Mundo”. Não mostrei ele na lista, mas também mostra como o cenário geopolítico no mundo está mudando com os países ditos ”emergentes”.
33. O mundo é plano
Esse não tem discussão – tem que ler e pronto. Nem vou ficar explicando muito o porquê.
É um livro que fala sobre geopolítica, as forças que mudaram o mundo no que hoje conhecemos, fala sobre a Índia, sobre a China, sobre a bolha da internet e sobre várias outras informações que se você quiser entender em que mundo vivemos, tem que ser lido.
Há uma parte, no fim do livro, que fala só sobre os Estados Unidos. Talvez se tire algum proveito.
34. O novo mundo digital
Gostei desse livro do Ricardo Neves. Na mesma linha dos últimos livros, fala sobre sociedade digital, sobre mudanças no mundo desde a antiguidade até o que conhecemos. Ele foi bastante usado na bibliografia do Google Marketing.
Livro para se ler no aeroporto. Não espere dicas e fórmulas de marketing digital, mas sim, cultura geral a respeito do mundo digital que vivemos e entender um pouco mais o ser humano.
Vale a pena.
35. O poder das multidões
Já falei dele aqui algumas vezes. Jeff Howe foi quem cunhou o termo “Crowndsourcing”, uma espécie de utilização da inteligência coletiva, tema desenvolvido por “E-empreendedor” e o “Goundswell”. O “Wikinomics”, que trato mais a frente, também versa sobre o mesmo tema.
A internet trouxe para o mercado novas possibilidades de competitividade baseando-se na eliminação da barreira geográfica e do aproveitamento da inteligência contida – aliada com a tecnologia – em uma, por exemplo, rede social.
Utilizar-se desse poder pode tornar sua empresa extremamente competitiva. A inteligência de milhões de pessoas é muito superior à inteligência de sua equipe de pesquisadores, seja ela qual for.
É interessante também ler o livro “Open Innovation”, de Henry Chesbrough, e “O Futuro da Competição” do Prahalad, para entender onde o “poder das multidões” vai dar: inovação aberta (veja o site Nine Sigma e o Innocentive) e em processos de co-criação (como o Camiseteria, App Store, plugins do Firefox etc.).
36. O que a Google faria?
Jeff Jarvis foi o inferno na vida da Dell durante um tempo. Muitos conhecem a história. Ele criou um blog chamado “Dell Hell” sobre as idiossincrasias que a Dell lhe reservou em uma novela digna da Globo quando ele precisou da assistência técnica da Dell.
Um jornalista experiente e polêmico, ele conta a história no livro e mostra uma maneira “Google” de ver o mercado e lidar com problemas.
O livro é bom, mas como já disse de alguns outros, não chega a ser maravilhoso. Mas vale a pena ler.
37. Otimização da página de entrada
Tim Ash tem uma empresa que realiza, para simplificar a história, “testes A/B”.
Um teste A/B é você criar, por exemplo, uma página principal vermelha e outra azul para o seu site e depois verificar qual delas teve maior conversão em vendas fazendo com que cada usuário, aleatoriamente, entre em uma ou em outra.
O livro de Tim Ash trata exatamente de como fazer isso de maneira profissional. Mostra vários modelos matemáticos para que você entenda o comportamento do seu consumidor e o que deve mudar na sua página para aumentar sua taxa de conversão.
É um livro com estrela de favorito. Vale muito a pena ler e entender seu método.
38. Seis graus de separação
Segue a mesma linha do Linked, porém, é melhor. O livro versa sobre a evolução da teoria das redes sociais, da conexão entre os indivíduos e mostra aspectos da teoria de sistemas complexos.
Se utiliza de vários cases para exemplificar suas ideias e é de fácil leitura. É um livro mais teórico-acadêmico que não vai lhe trazer muitas dicas e fórmulas, mas vai lhe apresentar como que o mundo atual está calcado em conexões bem mais complexas do que imaginamos.
O título do livro se remete à famosa experiência dos 6 graus de separação, empírico, entre quaisquer dois seres humanos habitantes desse planeta. É interessante ler mais sobre ela.
Leia em um final de semana na praia.
39. Sempre ligado
Livro que trata sobre as mudanças na propaganda e no comportamento do consumidor. Leitura de aeroporto. Comprei na Laselva, li no voo mas depois distribuir para a minha equipe ler. Mostra alguns dados e informações interessantes. Nada muito novo, mas a maneira como o texto as apresenta é diferente, didática e persuasiva.
O livro, lógico, fala sobre a indústria da propaganda nos Estados Unidos. É um livro traduzido de um estudo feito pela Booz & company e começa com uma boa análise das ações da Nike, fala da Tesco, Google, atenção do consumidor e outros pontos relevantes à nova era.
É um livro bem voltado para publicitários e agências. Vale a pena.
40. Sundae de almôndegas
Seth Godin acertou nesse livro. O texto é leve, bem profundo e com insigths interessantes.
Achei engraçado só ele falar que o livro é grosso, mesmo. Porque tem muitas ideias, etc. Ele não leu o Google Marketing com 656 páginas sobre marketing digital.
O livro fala sobre o comportamento comum nas empresas de utilizar as técnicas antigas em mercados e comportamentos novos. Se o jogo agora é basquete, você não pode achar que está jogando futebol. As regras mudaram porque o jogo mudou.
Não dá para você confundir almôndegas com sorvete. Seth tem bons argumentos e, sendo ele um veterano no mercado digital, fala com muita propriedade.
Livro com estrelinha para ler antes dos outros.
41. Twitter, Chiclete e Camisinha
Livro divertido e que trata muito bem do assunto Twitter. Editado pela mesma editora do Google Marketing – a Novatec – e por um iteano (que estudou no ITA, escola que também estudei).
O livro é de fácil leitura e traz informações bem legais sobre softwares para Twitter, dicas, cases etc. O livro é bem diagramado e, o melhor de tudo, escrito por um brasileiro. O que não deixa aquele ar de “nunca ouvi falar dessa empresa”. Tem case da Ivete Sangalo.
Também não deixa o ar de “Ele está falando da Dell, mas minha empresa é muito menor e as estratégias não são as mesmas”.
O livro ainda traz um dicionário de termos do Twitter para você não se sentir um peixe fora d´água ou um twitter dentro d´água….(essa foi péssima)
42. Vai Fundo
O livro é bem interessante. Conta o que Gary Vaynerchuk, um descendente bielorusso, fez para aumentar o faturamento da loja de vinhos da família utilizando Facebook, sites de vídeos, como o YouTube, e outras ferramentas da web 2.0.
O livro é divertido e fácil de ler. E é divertido também. Vale a pena estudar o case de Gary, pode ensinar muito para sua empresa de como utilizar as redes sociais para melhorar o seu negócio.
Gary tem aparecido bastante em revistas e reportagens. Procure pelo nome dele no Google e verá várias ocorrências. Por falar em estudar cases, aproveite e estude também o case da Zappos.
43. Vendendo Software
Não é um livro sobre marketing digital, mas sim sobre vendas de produtos digitais, no caso, software.
Aisa tem esse curso de “engenharia de vendas” há alguns anos, voltado para empresas de software, e é muito bom. Ela utiliza um método bem eficiente e ensina isso no livro. A obra mostra várias dicas de como você deve agir e pensar para transformar o intangível em tangível.
Em um site, você tem que transformar informação – bit – em elementos persuasivos. O livro mostra um pouco como fazer isso. Apesar de ser para empresas de software, serve muito bem para pensar em quais elementos utilizar em um site persuasivo.
Aproveitando, leia também, “O Poder da Persuasão”, de Robert Cialdini, o papa da persuasão no mundo.
44. Wikinomics
Um daqueles livros que nem vou me dar ao trabalho de explicar porque você tem que lê-lo. Leia-o e depois me diga o porquê.
O livro é um clássico da colaboração em massa, inovação aberta, co-criação e tudo o que já falamos do “O Poder das Multidões”. Segue aquele estilo americano de apresentar a ideia e depois ficar durante o livro todo defendendo-a com cases ( O Cauda Longa também é assim).
O livro fala do projeto Genoma, do site Innocentive, da Wikipedia, do Linux. Só lendo para entender. Livro com estrelinha de favorito.
45. Groundswell
Charlene Li e Bernoff são da Forrester, que dispensa apresentações. Ela veio ao Brasil há alguns meses pela HSM, considerada uma das maiores autoridades em redes sociais no mundo. De fato, o livro é bom. Traz muitos dados e insights interessantes.
O livro mostra como você deve implementar uma estratégia de relacionamento com o seu consumidor por meio de redes sociais avaliando o perfil tecnográfico do seu público-alvo. Tem teoria e prática.
Há vários artigos falando sobre o Groundswell, então, antes de comprar o livro, dê uma lida nesses artigos.
Livro para ser lido, relido e usado como guia depois. Nem preciso falar…leia antes dos outros.
46. Web Analítica – uma hora por dia
Avinash Kaushik, é membro do conselho de diretores da Web Analytics Association e evangelizador de métricas do Google Analytics. Seus vídeos no YouTube (muitos estão legendados) são um capítulo a parte que devem ser vistos e revistos.
O livro traz muito conteúdo, é denso e deve ser estudado como um curso a parte. Avinash é muito bom no que faz e mostra isso bem na obra.
Não existem muitos livros sobre métricas no país. Certamente vai começar a sair mais em um futuro próximo já que existe essa lacuna no mercado. O livro de Avinash preenche bem essa lacuna (mas é o único, por enquanto).
O livro dele não é substituído pelo Conversion University do Google Analytics. O ideal é baixar todo o conteúdo do site do Google e ler o livro. E ainda, se possível, fazer um curso sobre Web Analítica.
Esse livro é um excelente começo.
47. A Revolução das Mídias Sociais
Tive que acrescentar mais um livro à minha já extensa lista, o livro do André Telles, “A revolução das mídias sociais”. Conteúdo objetivo indo direto ao ponto. Deveria se chamar “Mídias Sociais: Manual prático”. Já no início, no capítulo de vídeos dá várias dicas, ensina do básico até o que se deve fazer para promover o vídeo, cases, dicas etc.
Vai entrar na biografia da próxima edição do Google Marketing.
Vale a pena ler e usar como guia.
Vou dar mais algumas dicas, porém, ainda sem a capa. Depois ponho a capa, mas vou colocar o link.
48. Inbound Marketing
Livro que explora o chamado “Inbound Marketing”, termo já bem difundido nos EUA, mas ainda um pouco misterioso por aqui pelo Brasil.
Inbound Marketing é o que muitas empresas que trabalham com internet fazem (ou deviam fazer) com seus clientes – gerar leads.
O livro Inbound Marketing trata de como gerar leads a partir de um trabalho feito com o Google, mídias sociais e blogs. Deve-se levar em conta que algumas ferramentas utilizadas nos EUA são bem diferentes das mais utilizadas aqui no Brasil. O livro fala de Digg e StumbleUpon, por exemplo. Vale a pena lê-lo devido ao conceito. Há uma parte interessante sobre conversão de clientes também.
49. Otimização Contínua
O livro tem um bom conteúdo sobre como converter visitantes em clientes, algo que não é tão explorado na literatura sobre marketing digital no país. Ainda estamos nos concentrando muito em tráfego e pouco em como converter esse tráfego em vendas.
Esse livro trata bem sobre esse assunto. Lê-lo juntamente com “O Poder da Persuasão”, do Cialdini, e “Como criar sites persuasivos” é um bom conjunto para o tema conversão.
50. O Preço Inteligente
Não é um livro que fala de marketing digital, mas fala de estratégias de precificação diferenciadas em uma economia altamente competitiva, em que a tecnologia não é mais diferencial e principalmente em que a internet derruba o custo marginal e impinge aos mercados a informação grátis como uma regra.
O livro traz muitos exemplos atuais e antigos, de Ray Kroc a Yunus, de Walt Disney a Wal-Mart, e mostra que nem sempre nossas arraigadas teorias a respeito de precificação continuam válidas.
Chegamos ao fim da nossa lista. Espero que tenha gostado dos livros que indiquei. Depois me diga como tem evoluído os seus estudos a partir dessa biblioteca básica de marketing digital. Boa leitura!
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A privacidade dos visitantes do nosso site é muito importante para nós, e estamos comprometidos em protegê-la. Coletamos e utilizamos alguns dados pessoais pertencentes àqueles usuários que utilizam este website. Agimos na qualidade de controlador desses dados de acordo com a legislação federal e com as normas internacionais de segurança da informação.
Introdução
Disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes sobre:
Quem deve utilizar este website
Quais dados coletamos e o que fazemos com eles
Seus direitos em relação aos seus dados pessoais
Como entrar em contato conosco
Esta política explica o que faremos com suas informações pessoais e visa esclarecer a todos os(as) interessados(as) sobre os tipos de dados que coletamos, os motivos da coleta e a forma como os usuários deste site podem acessar, atualizar ou excluir suas informações pessoais.
Os presentes termos foram elaborados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei 13.709/18), o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e o Regulamento da EU (n.2016/6790).
1- Quem deve utilizar este site
Nosso website só deve ser utilizado por pessoas com mais de 18 anos de idade.
2- Dados que coletamos e motivos da coleta
Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais dos visitantes e usuários da seguinte forma:
2.1) Dados pessoais fornecidos expressamente pelo usuário
Coletamos os seguintes dados pessoais que os usuários nos fornecem ao utilizar nosso site:
– Nome Completo;
– RG;
– CPF;
– Endereço de e-mail;
– Números de Telefone;
– Mensagens de contato;
A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
– Quando o usuário utiliza o formulário de contato;
– Quando o usuário entra em contato por meio de aplicativos de mensagens, chats, ligações telefônicas, vídeo-chamadas ou outra via;
– Quando o usuário se cadastra para receber boletins, descontos e materiais como infográficos, e-books, pesquisas, estudos de casos e planilhas, entre outros conteúdos;
– Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
– Quando o usuário agenda uma reunião, consulta ou demonstração de nossos produtos e serviços;
– Quando o usuário participa de estudos, enquetes e pesquisas;
Os dados fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
– Para orçar ou contratar nossos serviços;
– Para entrar em contato com nosso atendimento ao cliente;
– Para enviar materiais informativos e conteúdos educativos;
– Para comunicar ofertas, anúncios e promoções;
– Para que nossos colaboradores possam entrar em contato via e-mail, telefone, chat e mensagens de texto para fazer pesquisas e/ou apresentar produtos e serviços.
– Para enviar faturas e lembretes de pagamento;
– Para enviar mensagens relativas ao suporte ou serviços, como alertas, notificações e atualizações;
– Para enviar lembretes e notificações de reuniões e eventos;
– Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da coleta dos dados;
– Para criação de conta / perfil em nossa plataforma;
– Para cumprir com nossas obrigações legais, regulatórias e fiscais.
2.2) Dados pessoais comportamentais:
Quando o usuário visita o nosso website, é inserido um ‘cookie’ em seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes visitou o nosso endereço eletrônico, quanto tempo permaneceu em nosso website, desde que cidade nos acessou e quais páginas leu e recomendou, entre outros.
Coletamos os seguintes dados pessoais através de cookies e outras formas que os usuários geram e/ou nos fornecem ao utilizar nosso site:
– Endereço IP;
– Dados de geolocalização e localização geográfica;
– Palavras-chave e termos buscados;
– Fonte de referência, tipo e versão de navegador;
– Páginas visitadas, tempo de duração de cada visita e histórico de visitas
– Dados contextuais baseados na experiência de navegação, como datas e horários de acesso mais frequentes, contagem de cliques em links e botões, número de downloads de materiais, aberturas de newsletters, entre outros.
A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
– Quando o usuário visita uma de nossas páginas;
– Quando lê e/ou comenta uma de nossas publicações e postagens;
– Quando assiste um de nossos vídeos online;
– Quando o usuário faz login e logout no site;
– Quando o usuário utiliza aplicativos de mensagens ou chats;
– Quando o usuário entra em contato por e-mail, telefone ou formulário;
– Quando o usuário se cadastra para receber boletins, vídeos, planilhas, e-books, textos, infográficos ou quaisquer outros conteúdos e materiais;
– Quando o usuário clica em links, botões, anúncios, imagens e vídeos;
– Quando o usuário participa de enquetes e pesquisas online;
– Quando o usuário reenvia ou compartilha nossas páginas e conteúdos;
– Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
– Quando realiza algum tipo de interação com nosso site;
Os dados gerados e/ou fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
– Para garantir a segurança do website;
– Para detectar comportamento fora do habitual e brechas de segurança;
– Para rastrear de onde partem possíveis tentativas de invasão;
– Para cumprir determinação legal de armazenamento de registros de acesso, conforme o disposto no art. 15 do Marco Civil da Internet;
– Para gerar estatísticas de visitação e de interação com nosso site;
– Para desenvolver novas funcionalidades em nosso website;
– Para otimizar e aprimorar a navegação, usabilidade e layout do site;
– Para compreender como os usuários utilizam nosso site e ajudar nas pesquisa de novas soluções, cursos, conteúdos, produtos e serviços;
– Para realizar anúncios e comunicação direcionada aos gostos e interesses do usuários;
– Para personalizar a experiência do usuário que visita nosso site;
– Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da recolha dos dados;
– Para cumprir com nossas obrigações legais e regulatórias;
2.3) Dados pessoais sensíveis:
Não coletamos dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 11 e seguintes da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais. Não solicitamos informações nem coletamos dados sobre a saúde, orientação política, convicção religiosa, ideológica ou filosófica, origem étnica ou racial, orientação sexual, filiação a sindicato, dados genéticos ou biométricos.
2.4) Dados de crianças e adolescentes:
Este site não coleta dados de crianças e adolescentes.
2.5) Cookies:
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.
Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário. Não sendo possível que, por meio dos cookies, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos e funcionalidades do site.
A desativação dos cookies que podem ser desabilitados poderá prejudicar a experiência do usuário, uma vez que informações utilizadas para personalizá-la deixarão de ser utilizadas.
Cookies do Site
Os cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário, exclusivamente pelo website. As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.
Cookies de Terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site. Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando os seguintes links:
Google Analytics: https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/gajs/cookie-usage;
Pixel do Facebook: https://pt-br.facebook.com/business/help/471978536642445?id=1205376682832142
O usuário também poderá se opor à utilização de cookies pelo próprio site, bastando que os desative no momento em que começar a utilizar o site pela primeira vez, clicando no aviso de cookies e depois desativando esta opção no seu navegador, para se assegurar de que o registro de cookies foi desativado.
Assim que entrar no site pela primeira vez, o usuário terá a opção de bloquear ou de permitir a utilização de cookies, bastando que selecione a opção correspondente na caixa de diálogo (aviso de cookies) carregada automaticamente assim que nossa página é acessada.
A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é a remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência de navegação.
A desativação de todos os cookies, no entanto, não será possível, uma vez que alguns deles são essenciais para que o site funcione corretamente.
3 – Compartilhamento de Dados com Terceiros
Os dados coletados através deste site podem ser compartilhados com as seguintes empresas, aplicações e/ou ferramentas:
Compartilhamos alguns dados o Google e outras ferramentas de Analytics para realizar análises e gerar relatórios;
Podemos compartilhar dados com ferramentas de construção de páginas web, formulários online e envio de boletins via e-mail;
Empresas parceiras ou contratadas para fornecer serviços terceirizados como agências de marketing, softwares de gestão, aplicativos de automação, auditorias e/ou processadoras de pagamento;
Autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial.
Estes dados são compartilhados pelas seguintes razões e para as seguintes finalidades:
Para que os usuários possam receber experiência de navegação, ofertas de produtos e serviços personalizados, de acordo a seus interesses;
Podemos compartilhar dados com empresas parceiras que fornecem serviços ou aplicativos de marketing, pagamento e processamento de dados, para fins de viabilizar pagamentos, auditorias, pesquisas, estudos, análises, criação de conteúdo personalizado, campanhas de publicidade, automatizar tarefas e/ou melhorar o nosso atendimento;
Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorize no momento da coleta dos dados.
Além das situações aqui informadas, é possível que compartilhemos dados com terceiros para cumprir alguma determinação legal, técnica ou regulatória. No caso de Informações a serem compartilhadas em cumprimento de solicitação de autoridade pública, a mesma sempre será efetuada mediante ordem judicial, conforme definido em Lei.
Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nossos usuários, observados os padrões técnicos e boas práticas de segurança da informação.
Ao continuar utilizando este site você nos autoriza a compartilhar seus dados.
Este website poderá operar em conjunto de outras empresas numa ampla gama de atividades em conjunto com anunciantes, patrocinadores, fornecedores e parceiros comerciais, online e offline, além das ferramentas de divulgação, publicidade e análises de desempenho.
Nos reservamos ao direito de compartilhar as suas informações, incluindo os dados de localização, cadastro e de interesses, com nossos parceiros, anunciantes, fornecedores e provedores de serviços, sempre que for possível, de forma anônima, visando preservar a sua privacidade. Por meio deste documento, você autoriza-nos expressamente tais compartilhamentos.
Este site permite que outras empresas e redes de anúncio façam publicidade na nossa plataforma por meio de diferentes tecnologias. Portanto, poderá eventualmente receber diretamente anúncios, conteúdo e links exibidos de forma personalizada, de acordo com os seus interesses e comportamentos na nossa plataforma, redes sociais online ou em outros serviços com os quais interage. Para tanto, os dados podem ser compartilhados entre nós e essas outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies e scripts java, que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online. Por meio deste documento, autoriza-nos expressamente a realizar o compartilhamento de seus dados.
Não nos responsabilizamos pelos atos, anúncios e conteúdo gerados por nossos parceiros comerciais e redes de anúncio, e esta Política não é aplicada aos mesmos, uma vez que nós não as controlamos.
Todos os seus dados, informações e conteúdos podem ser considerados ativos no caso das negociações em que fizermos parte. Portanto, reservamo-nos o direito de incluir os seus dados dentre os ativos da empresa caso esta venha a ser vendida, adquirida ou fundida com outra. Por meio desta Política você concorda e está ciente desta possibilidade.
4 – Por quanto tempo seus dados pessoais são armazenados
Os dados pessoais coletados através do site são armazenados e utilizados pelo período de tempo que for necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador do site e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis.
O tempo mínimo de armazenamento é de 6 meses para dados comportamentais, segundo o Art. 15 do Marco Civil da Internet e de 5 anos após o término da relação com o usuário para dados cadastrais, segundo o Art. 27 do Código de Defesa do Consumidor.
Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles podem vir a ser removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade e/ou a necessidade de armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.
Caso haja solicitação do Usuário, os dados poderão ser apagados antes desse prazo. No entanto, pode ocorrer de os dados precisarem ser mantidos por período superior, por motivo de lei, ordem judicial, prevenção à fraude (art. 11, II, “a” da Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”, Lei nº 13.709/2018), proteção ao crédito (art. 7º, X, LGPD) e outros interesses legítimos, em conformidade com o artigo 10 da LGPD. Findo o prazo e a necessidade legal, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.
Ressaltamos que os dados poderão continuar armazenados se houver alguma justificativa legal ou regulatória, ainda que tenha se exaurido a finalidade para a qual os dados tenham sido coletados e/ou tratados.
Os dados são armazenados de forma contínua enquanto o usuário tiver uma conta ativa em nosso site e/ou continuar utilizando, navegando, interagindo, comunicando-se e mantendo algum tipo de relação ou contato conosco.
Uma vez finalizado o tratamento e/ou a relação com o usuário, observadas as disposições desta seção, os dados são apagados ou anonimizados.
5 – Bases legais para o tratamento de dados pessoais
Nós tratamos os dados pessoais de nossos usuários mediante os seguintes fundamentos legais, que justificam o tratamento de dados:
5.1 – Dados pessoais não sensíveis
mediante o consentimento do titular dos dados pessoais;
para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
para execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados pessoais;
para proteção do crédito.
5.2 – Consentimento do Titular
Ao utilizar este site, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais o usuário está consentindo com a presente política de privacidade.
Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.
O usuário, ao visitar este site, entrar em contato, ao cadastrar-se e/ou ao realizar qualquer tipo de interação conosco, manifesta conhecer a presente política e pode exercer seus direitos de cancelar seu cadastro, atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.
O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento de dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.
5.3 – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.
5.4 – Execução de contrato
Para a execução de contrato compra e venda ou de prestação de serviços, eventualmente firmado entre o site o usuário, poderão ser coletados e armazenados outros dados relacionados e/ou necessários a sua execução, incluindo o teor de eventuais comunicações tidas com o usuário.
6 – Direitos do Usuário
O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais:
Confirmação da existência de tratamento; – Acesso aos dados; – Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
Revogação do consentimento.
É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.
6.1 – Como o titular pode exercer seus direitos
Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos por meio do formulário disponibilizado no seguinte caminho: https://www.glogs.com.br/contato
Alternativamente, se desejar, o titular poderá enviar um e-mail para o seguinte endereço: privacidade@glogs.com.br
Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos a partir do envio de mensagem para nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais seja por e-mail, formulário ou correspondência. As informações necessárias estão na seção “Como entrar em contato conosco” desta Política de Privacidade.
Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.
7 – Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais
Empregamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.
As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, as normas de segurança internacionais como a ISO 27001 e os padrões empregados atualmente por empresas semelhantes à nossa. Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:
Armazenamento de senhas utilizando criptografia;
Restrições de acesso aos bancos de dados;
Monitoramento de acesso aos servidores;
Certificado de Segurança (SSL);
Monitoramento do nível de segurança das senhas que utilizamos;
Monitoramento do nível de segurança de nossos endpoints e dispositivos;
Relatórios da Central de Alertas de Segurança do Gsuite;
Ferramentas de Auditoria do Google Workspace.
Informamos que estamos implementando processo de certificação ISO 27001. Seguimos os mais elevados padrões técnicos de segurança da informação, a fim de que nos seja possível proteger os dados de nosso usuário.
Ainda que façamos tudo que estiver ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro, como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em casos de responsabilidade exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a um terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.
De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei.
8 – Acesso ao Site
O usuário se declara ciente de que seu login e senha são de uso pessoal e intransferível e que deverá mantê-lo sob sigilo e em ambiente seguro. Ao acessar em nosso site/aplicativo o usuário não deve utilizar como próprio o login e senha alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize.
9 – Alterações nesta política
A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 20/10/2020.
Nos reservamos o direito de modificar a política de privacidade a qualquer momento, especialmente para adaptá-las às alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pelo cancelamento ou modificação daquelas já existentes.
Sempre que houver uma modificação, nossos usuários serão notificados sobre a mudança.
10 – Jurisdição para Resolução de Conflitos
Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da comarca em que se encontra a sede da empresa. Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo/SP, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
11 – Como entrar em contato conosco
Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais abaixo:
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