Especializar ou Diversificar ?

Especializar ou Diversificar?
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br
 


Em via de regra, num mercado onde a tecnologia e o conhecimento se renovam em períodos cada vez menores, o dom de adaptar-se às novas condições e formas de trabalho acaba sendo uma virtude muito mais importante do que a capacidade de especialização em uma determinada atividade de algum segmento do mercado.

 .:.

Futuro do Mercado

Acredito que para os próximos anos veremos um amadurecimento maior do mercado de forma que as empresas passem a considerar ainda mais as mídias sociais e o mobile como opções importantes de investimento para o mix de comunicação e nos esforços de marketing.

O principal investimento deve ser em pessoas para capacitar e educar. Um dos grandes problemas atuais no mercado e nas instituições é a falta de educação digital e pensamento estratégico em relação às mídias digitais. Para que o segundo aconteça é necessário investimento no primeiro. Depois da capacitação, o passo natural é o investimento em automatização e ferramentas, que possibilitam aumento de produtividade. No entanto, não adianta investir em ferramentas e automação antes de capacitar as pessoas.

Quanto à entrega de resultados na área de mídias sociais é essencial o foco em resultados. Apenas projetos experimentais podem se dar ao luxo de não terem comprometimento com resultados, apesar de estarem conectados a um objetivo. A experimentação é uma parte importante em áreas que sofrem mudanças muito rápidas, como é o caso das mídias sociais. O foco em resultados é essencial para qualquer negócio. 

  .:.

Dicas para Marketing Pessoal

Para quem está começando, desenvolva um plano de marketing pessoal! Analise quem é o seu cliente no mercado (quem vai te contratar) e suas características; o que você quer na sua carreira; que tipos de ameaças e oportunidades o ambiente apresenta; quais as suas competências e fraquezas; avalie a sua SWOT e determine as estratégias para desenvolver o seu produto (você), preço, praça e promoção da forma mais adequada para atingir os seus objetivos.

Metodologias como essa permitem traçar uma estratégia passo a passo que nos ajuda a entender melhor quem somos, o que queremos, quem são nossos clientes e o que devemos fazer. Procure visualizar o que você pode realmente oferecer: consultoria, palestras, pesquisa, livros, ensino… Cada um desses produtos tem um público-alvo distinto e precisa de um plano de marketing distinto. Será que somos bons produtos em todas as áreas? Quais dos seus produtos você quer alavancar?

Para qualquer pessoa se tornar melhor profissional é se educar continuamente. Não apenas a educação formal, mas também a informal… conhecer, viajar, ler, experimentar, observar, o tempo todo! A educação nos liberta e nos conecta. Quanto mais educada é uma pessoa mais conectada ela se torna pois a educação amplia os pontos de conexões com os outros. 

 

.:.

Somos únicos e nos desenvolvemos de formas distintas. Porém é importante melhorar sempre em duas áreas:

1) Desapego mental e material: quando praticamos o desapego, nos libertamos das coisas que impedem nosso desenvolvimento. Isso envolve desapego ao que já sei (senão não aprenderei mais nada), desapego a coisas materiais (que nos escravizam), desapego a padrões, hábitos, visões culturais (para abrir a mente para novos modelos e fomentar a criatividade), enfim desapego a tudo que se refira a corpo e mente.

2) Tolerância: a vida sem tolerância nos torna cruéis. O planeta nunca teve tanta gente coexistindo. Interferimos, voluntariamente ou não, cada vez mais nas vidas uns dos outros. Nesse contexto, a Terra não precisa, e provavelmente não aguenta, 7 bilhões de seres mimados que focam em si mesmos e suas vontades/necessidades, considerando o outro como um problema. Ao contrário, o planeta precisa de tolerância, que é a virtude que olha para fora, para o outro, e o acolhe na sua diversidade, com suas características distintas das nossas, perdoando o que nos desagrada e agradecendo o que nos complementa.

.:. 


 

Comente

cinco × um =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?