Dicas de Posicionamento

Dicas SEO para melhorar o Ranking no Google

Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br .:. Marketing Digital


A simples menção do termo SEO lhe preocupa? Então bem vindo ao grupo amigo! SEO (do inglês Search Engine Optimization) significa Otimização de Motor de Busca, e atualmente já não é mais uma boa definição, pois se deve, afinal, otimizar os sites para os seus usuários, e não para o “motor de busca”.

Antigamente era fácil enganar os bots de busca dos buscadores. Atualmente, para se estar listado bem no topo das SERPs [do inglês Search Engine Result Pages = Páginas de Resultados de Motor de Busca] é melhor seguir as regras. 

As complexidades do mundo do SEO (otimização para ferramentas de busca) faz os usuários mais experientes sentirem-se como crianças indefesas. Mas com persistência e dedicação é possível entender os métodos de posicionamento mais importantes para garantir a dianteira de sua empresa nas páginas do Google.

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PUBLIQUE CONTEÚDO DE QUALIDADE

Antes de tudo é bom saber que o seu site / blog será campeão de acessos e terá bom posicionamento se o conteúdo informativo nele publicado for de boa qualidade. O efeito positivo direto de dispor de um conteúdo muito relevante é que sua popularidade continua crescendo, sua boa reputação (Popularidade/Relevância) e a visibilidade de seu sites ganham mais força no Google, o que além disso o torna mais “encontrável”, e tudo isso traz o merecido ROI (Retorno sobre o investimento sobre as ações de SEO). Se o produto é top, (útil, procurado, atual, interessante, desejável, promissor, qualitativo, de alta qualidade, etc.) ele fará um melhor posicionamento do seu site do que qualquer intervenção de SEO.

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IDADE DO SEU DOMÍNIO 

O tempo de registro do seu domínio fará pouca diferença ao longo do tempo de sua publicação e difusão na internet se o seu site não receber conteúdo novo e relevante. Seu domínio pode ser uma referência, mas é seu conteúdo que o torna verdadeiramente importante. Então atente-se! Até domínios com nomes excelentes não garantirão o seu sucesso sem conteúdo atualizado e pertinente. 

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TECNOLOGIA DO SEU SITE
  

Se o seu site tem mais de 3 anos de uso, provavelmente ele está defasado diante das novas tecnologias existentes. Sites modernos permitem otimizar o conteúdo com muito mais facilidade. Então, procure atualizar os recursos do seu site sempre que possível. Mantenha os plugins e componentes sempre atualizados e, caso ainda não tenha um site e pretende publicar um, escolha uma tecnologia que esteja em crescimento de utilização. Isso lhe garantirá uma boa sobre vida de uso e os melhores resultados no período de uso. Atualmente, recomendo o uso do Gerenciador de conteúdo (CMS) baseado em WordPress.  

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PALAVRAS CHAVE  
 

Qualquer ação de SEO é feita sobre uma pesquisa preliminar das palavras chave mais importantes em seu segmento de mercado nos mecanismos de busca disponíveis na Internet. Tenha a mais absoluta certeza em identificá-las corretamente antes de desenvolver o restante do trabalho. Você pode estar arriscando fazer tudo novamente e jogar seu tempo no lixo. Consulte o Google Adwords e Google Trends para uma mínima visão das palavras mais utilizadas nas buscas. 

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VELOCIDADE DE ABERTURA  
 

Quanto mais rápido for seu Site, melhor! Escolha bem seu provedor de hospedagem. Se seu servidor Web for frequentemente lento os mecanismos de busca irão notar este comportamento. A ferramenta do Google para Webmasters te avisa caso isso aconteça, e também mostra os valores de medição de velocidade.

Velocidade de abertura é um fator de qualidade de um Website. Se um Site responder muito lentamente logo na primeira chamada, muitos usuários saem imediatamente de sua pesquisa, causando uma taxa de rejeição (bounce rate) alta, e clicam no próximo resultado de busca.

Deve-se observar que o Google nota quanto tempo o usuário visitou um Link do resultado da busca. Se o usuário voltar muito rapidamente e tentar um novo Link-resultado, isso é um sinal de que o usuário ficou insatisfeito. Se esta situação se repetir com muitos usuários para a mesma combinação de busca, isso é um sinal claro para o Google corrigir a posição do Site no resultado da busca. Portanto, um servidor lento para o seu Website vai influenciar negativamente em seu posicionamento em um primeiro momento.

Tome nota do seu tempo de carregamento do seu site através das seguintes ferramentas / Medidores de performance: WebPageTest, Pingdom, Google Pagespeed. 

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APRENDA COM OS SEUS CONCORRENTES  
  

Não fique frustrado se você ainda não aparecer nos resultados de busca. Procure, ao invés disso, descobrir as estratégias que seus Top-5 concorrentes usam para te declinar.
Uma das formas mais rápidas de aprendizado de técnicas eficientes de SEO é o estudo dos sites dos seus maiores concorrentes de mercado (OS TOP 5 DO GOOGLE). Visite a página de cada um deles e identifique suas técnicas e metodologias. Incorpore e personalize estas táticas uma a uma em seu WebSite e acompanhe durante o decorrer do mês o que acontece com o seu posicionamento. Garanto que será a forma mais prática e funcional que você irá encontrar para ascender nas pesquisas. Não desperdice esta chance de aprendizado.
 

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CONSTRUA TÍTULOS RELEVANTES

Agora explicando o fundamental que precisa ser feito quando se publica um novo artigo em seu blog ou site. Cuidados com a criação do TÍTULO DO ARTIGO – meta título: é o cabeçalho usado para conectar as ferramentas de busca ao seu site e definir como os títulos da sua página aparecerão no Google. Este meta dado é importantíssimo. A maioria do tráfego da web no mundo decorre dos resultados de pesquisas definidos pelos meta título. É a primeira coisa que indexará seu artigo ao tema pesquisado.

O título do seu artigo é a primeira coisa que as ferramentas de busca utilizadas pelos seus visitantes irão listar. Por isso é tão importante ter o seu site classificado de acordo com as palavras-chave corretas. 

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Você sabe o que os seus usuários estão procurando?

Antes de escrever um meta título atraente para o seu público-alvo, é fundamental ter uma compreensão geral do que o visitante vai digitar em uma barra de pesquisa.

As buscas online podem ser reduzidas a três categorias:

  • Navegacional (“Ir”),
  • Informativa (“Saber”)
  • Transacional (“Fazer”).

Definir os grupos apropriados para o seu público de pesquisa pode ajudar a ser encontrado pelo seu grupo-alvo e dar-lhe uma melhor compreensão de suas necessidades.

Ir – Estas pesquisas são feitas com a intenção de encontrar o seu negócio, e geralmente são atribuídas a usuários que já ouviram falar dos seus serviços ou marca. Essa busca geralmente ocorre por meio de alguém digitando o nome da empresa na barra de pesquisa.

Saber – Estas pesquisas geralmente vêm de pessoas que querem obter mais informações sobre um assunto, mas não sabem bem onde procurar! Essas pesquisas muitas vezes começam com “como fazer…” ou “o que é…”, tipo “Como criar Sites em Florianópolis”.

Fazer – Estas são pesquisas orientadas à ação, que deverão conduzir os clientes potenciais para seu negócio. Essas pesquisas são feitas por pessoas que estão procurando por aquilo que sua empresa faz, mas não sabem que você é a melhor alternativa. Ex.: alguém que procura por “criação de Sites” ou “criando sites em Florianópolis”.

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Transforme Consultas em Itens de Ação

A próxima pergunta natural é: como você usa as informações acima para adicionar relevância aos seus títulos meta?

Após definir melhor o perfil de busca de seus potenciais clientes, compile uma lista de consultas de pesquisa prováveis e teste-os no Google AdWords Keyword Planner para determinar os melhores resultados de palavras a serem utilizadas em pesquisas.

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É fácil. Veja alguns exemplos:

Vamos dizer que você tem uma SoftwareHouse em Florianópolis chamada “Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas”.

Uma busca rápida de palavras-chave irá mostrar-lhe que “Criação de Sites” tem geralmente mais buscas por mês em Florianópolis do que “Desenvolvimento de Sistemas”.

Por fim, os itens “fazer” podem ser modificados para incluir características como Criação de Sites “profissionais” em Florianópolis.

Levando em conta estas variáveis, o título final pode ser algo como isto:

Criação de Sites | Furtado Leite Desenvolvimentos | Florianópolis  ou Desenvolvimento de Sites | Furtado Leite | Florianópolis

Refinar seus títulos meta melhora o seu ranking e permite ótimos benefícios visuais, tais como colocar em negrito as palavras correspondentes em sua consulta.

Dica de Palavra-chave:

  • Coloque as palavras-chave mais populares no início do seu meta título. Estas serão geralmente as palavras-chave associadas às consultas “fazer”, como o tipo de negócio que você executa. Elementos “saber”, como a sua localização, devem ser guardados para o final de seu título, se você tiver espaço suficiente.
  • O comprimento recomendado para o seu meta título deve ser entre 50 e 55 caracteres, incluindo espaços.
  • Quanto mais específica a palavra-chave, melhor suas chances de classificação. As palavras-chave mais longas ou específicas tem menos concorrência.

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Erros comuns cometidos por Webmasters na busca de melhor Posicionamento

Um ótimo vídeo sobre os cuidados que se deve ter na otimização de sites.


Então fica a dica. Procure escolher muito bem seus títulos e palavras-chave e utilize os recursos de Otimização de Sites corretamente.

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CONSTRUA LINKS RELEVANTES


Uma boa métrica para se ter em mente é que um artigo precisa ter em média 3 links por página apresentada. Estes links devem ser para sites conceituados e com conteúdo de extrema relevância. Isto fará com que seu site ganhe pontos junto aos mecanismos de busca.

Veja também o artigos complementares:

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