Sete questões vitais para o seu negócio

As 7 perguntas mais importantes para qualquer negócio

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Definir seus pontos fortes e pontos fracos nem sempre é uma tarefa fácil. Tudo depende de se fazer as perguntas certas para facilitar a visualização de seus diferenciais de mercado e o que ainda precisa melhorar para não ser surpreendido no meio do caminho. Veja quais são estas importantes perguntas:

1. A parte mais difícil de uma transação comercial é conseguir convencer o cliente a fechar o negócio dentro das suas condições e proposta de trabalho. Uma das questões mais importantes a serem identificadas quando um cliente contrata seus serviços ou compra seus produtos, é entender quais os motivos ele teve para tomar esta decisão. Você sabe o que sua empresa faz para tornar improvável ou até mesmo impossível que seu cliente lhe substitua por outro fornecedor? De que forma consegue cativar o seu cliente?

2. Vender é um processo custoso. Principalmente quando há muitas ofertas, quando a conjuntura é desafiadora e o comprador está tenso. Crescer de forma sustentável requer faturamento recorrente. Por isso é interessante que cada venda gere receita pelo maior tempo possível. Para que isso seja um fato contínuo: “Quanto de seu faturamento vem de vendas recorrentes?” Você sabe dizer quanto de faturamento você já tem garantido já no início de cada ano? Quanto vai depender de novas vendas? Há um equilíbrio satisfatório de suas receitas e despesas?

3. Um dos maiores obstáculos para o crescimento acelerado é o consumo de caixa que ele exige. Isto acontece porque geralmente é preciso criar alguma capacidade antes de fazer a venda e a entrega. Costumamos gastar antes de receber. Mas é interessante entender que a dinâmica não está condicionada desta forma. Sendo assim, “Como você pode vender recebendo antes de gastar?” O que você pode mudar em sua forma de operar que permita sua empresa crescer sem consumir caixa?

4. Normalmente nossa estrutura de custos é semelhante à de nossos concorrentes. Isto significa que nosso preço e margem também são semelhantes ou proporcionais. “Como você pode aumentar a sua margem por meio de mudanças em sua estrutura de custos?” O que você pode mudar na estrutura da sua operação para que ela seja otimizada e gere diferencial diante do mercado?

5. Analisemos o Facebook. O segredo dessa rede social é que diariamente milhões de pessoas “trabalham” de graça para torná-la interessante, divertida, vibrante! Entre elas, você e eu! Mark agradece… “Alguém trabalha de graça para sua empresa?” O que você pode mudar em seu modelo de negócio para que seus clientes e parceiros também contribuam, de forma pró-ativa e voluntária, para aumentar sua margem?

6. Em uma sociedade de serviços, a margem e a produtividade dependem da escala de operação. “Seu negócio é, de fato, escalável?” Sua margem cresce de acordo com o tamanho ou sua estrutura de custos insiste em acompanhar este crescimento e, muitas vezes, até superá-lo? O que você deve eliminar de funcionalidade para se tornar mais escalável?

7. Todo mundo está vendo o que você faz. Quanto maior e mais relevante você for. Os seus concorrentes podem monitorá-lo e copiá-lo. Nada do que você faz é exclusivo por muito tempo. “Como você se protege da concorrência?” O que você faz que é realmente difícil de ser copiado? Como usa a complexidade a seu favor? O que faz para não perder pessoas de sua equipe com conhecimentos vitais diante da concorrência?

Espero que esta perguntas sejam úteis em seu Planejamento Estratégico. Afinal, o ano será moleza se você estiver esclarecido quanto a elas!

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