As habilidades de um profissional de TI

O Profissional de TI
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br
 


Todo segmento de mercado exige necessidade de especialização para uma maior valorização do profissional e do seu trabalho. Na área de TI, além desta preocupação, é fundamental estar atento para as novidades e tendências tecnológicas mais importantes. Isso pode enobrecer ou depreciar todo o esforço de um profissional de TI eu um curto prazo de tempo. É uma área com suas recompensas, porém, assim como as novidades tecnológicas trazem avanços e facilidades, também denigrem e banalizam serviços complexos e valorizados por todos. Veja algumas das características mais importantes de serem desenvolvidas para uma carreira de sucesso:

1. Ser capaz de consertar pequenos problemas no PC. Isto engloba a identificação e substituição de um componente danificado de um PC, note, configuração de uma impressora na rede, fazer backups de arquivos ou configurar uma roteador wireless. Você não precisa ser especialista em tarefas super técnicas, mas, se você trabalha com TI, as pessoas esperam que você saiba fazer coisas básicas.

2. Trabalhar no suporte. Todos, do CIO ao arquiteto-sênior, precisam saber se comunicar bem e prestar suporte através de todos os canais de comunicação existentes. Na verdade esta é a melhor forma de publicidade que existe. Você será uma pessoa sempre muito útil e necessária, além de ser sempre bem valorizado pelos colegas. 

3. Saber comunicar bem e falar em público. Ao menos uma vez, você deveria fazer uma apresentação para seus pares. Pode ser um simples tutorial de cinco minutos, mas ser capaz de explicar algo e ficar confortável frente à uma plateia é uma habilidade que você precisa ter. 

4. Saber treinar alguém. A melhor maneira de aprender é ensinando. Isso exige saber trabalhar bem em equipe também.

5. Saber escutar. São raras as oportunidades de aprendizado de conteúdo que se pode ter em conversas com outros profissionais. Quase sempre todos guardam seus segredos profissionais a sete chaves. Sempre que possível, aproveite e desenvolva um círculo de amigos capaz de dividir conhecimentos importantes e boas práticas. Escutar é uma forma de valorizar, é uma forma de troca e valorização entre bons profissionais. 

6. Saber o básico sobre redes. Mesmo que você não seja um engenheiro de redes ou um técnico de help desk, você precisa entender como as redes funcionam e resolver problemas simples. 

7. Saber o básico sobre administração de sistemas. Entenda Windows, Linux, Android e demais sistemas mais difundidos. Isso evita de você pagar de usuário sem experiência na frente do público. É muito comum sentir-se perdido ao ter de interagir com sistemas desconhecidos. Procure saber se virar nos mais difundidos. 

8. Saber extrair informação pertinente de uma rede. Todos em TI devem ser capazes de usar alguma ferramenta de captura de rede – ao menos saber como conseguir as informações que serão analisadas por um engenheiro de rede.

9. Saber a diferença entre latência e largura de banda. Latência é o tempo que um pacote leva para chegar ao seu destino; largura de banda é o máximo de dados que um link pode suportar. São assuntos relacionados, mas diferentes. 

10. Fazer um script. Todo profissional de TI tem de saber executar um script para ter resultados rápidos. Isto não significa que você deve ser um programador. 

11. Ter o hábito de fazer backups. É importante você evoluir sempre a sua política de backup. Ninguém vai entender um profissional de TI que perdeu suas informações mais importantes por falta de experiência ou um backup seguro. Conviva otimizando seus backups mais importantes. 

12. Política de testes. Procure testar as ações de segurança mais importantes para ver se realmente estão realizando o esperado. Pense sempre que o pior pode acontecer e você deve estar preparado. 

13. Organização e padronização de procedimentos. É importante otimizar o tempo com hábitos que lhe tragam mais certeza e agilidade ao trabalhar com a informação. Principalmente porque nunca se trabalha inteiramente só. Sempre há alguém que precisará entender o que foi feito e a forma como foi concebido o seu sistema. Ninguém quer perder tempo adivinhando o que você fez. Escreva e deixe guardado em um local seguro. Mesmo se o que você fez for algo óbvio, documente. 

14. Ter lido “The Cuckoo’s Egg”. Este é, provavelmente, o melhor livro de segurança que já foi publicado. Não porque ele é muito técnico, mas exatamente por que ele não é. 

15. Trabalhar a noite toda em um projeto em equipe. Ninguém gosta de fazer isso, mas é parte do trabalho de TI. Além disso, essa experiência constrói um bom nível de camaradagem.

Estes são alguns dos itens de boas práticas e hábitos que ajudam a construir um futuro de sucesso para os profissionais de TI. Crie bons hábitos como estes e tenha mais retorno em seus investimentos na área.


Comente

1 × three =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?