Etapas de Projeto de um Livro

Etapas de Projeto de um Livro
Um resumo das etapas mais importantes
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Aproveite este guia para ajudar a organização e desenvolvimento de sua obra. Produzir uma obra literária é uma das formas mais simples de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e eternizar seu trabalho,… suas opiniões, pensamentos e experiências de vida.

1. Definição dos Objetivos da Obra

O sucesso do livro depende muito desta etapa. Seus objetivos precisam estar bem definidos. Isso implicará muito no formato como ele será organizado e subdividido.

Repare que um livro é acima de tudo um projeto que precisa ser viabilizado. Para não se perder tempo e dinheiro é preciso realizar uma pesquisa de mercado, uma previsão orçamentária e perguntar-se quais suas expectativas com a publicação desta obra. Nesta primeira etapa temos como pontos mais importantes:

  • Definição dos objetivos da Obra
  • Definição do público alvo (leitores)
  • Definição do formato e características mais adequadas para este projeto servir aos seus futuros leitores
  • Previsão orçamentária e definição de tiragem inicial
  • Definição de Editora e parceiros financiadores da obra

A conclusão desta etapa ocorrerá quando puder visualizar mentalmente seu livro, seus parceiros e o tipo de retorno que aguarda com o lançamento da obra.

 

2. Definição do Conteúdo da Obra

É o conteúdo e a forma como ele é organizado que decidem o teor do seu sucesso e da valorização da obra pela crítica. O autor deve ter o compromisso de impressionar os leitores a cada página, a ponto de criar uma ansiedade contínua que os guiarão até as últimas páginas da obra.

Como pontos mais importantes temos:

  • Desenvolvimento do conteúdo e do índice do livro
  • Produção pessoal de ilustrações, pesquisa e seleção ou contratação de ilustrador que as crie
  • Revisões do conteúdo pelo autor, adequações, otimização da obra (aglutinação de textos e ilustrações necessárias)
  • Pré-definição da Capa do livro (esboços do autor)

A partir de agora sua obra pode ser repassada para o Editor Gráfico / Diagramador particular ou da Editora responsável.

Uma observação muito importante para o sucesso da obra é optar por abordagem direta dos conteúdos e buscar resumir a obra a menos de 300 páginas. Livros muito extensos remetem a um conteúdo de baixa qualidade, mal definido e organizado.

Procure contar com a opinião de amigos e alguns críticos reconhecidos para lhe permitir uma opinião quanto ao teor da obra. Seus comentários poderão ser muito pertinentes. Também poderão servir para a criação dos textos de apresentação e conteúdo da orelha esquerda.

Aproveite para definir uma biografia rápida sobre sua trajetória para compor a orelha direita do seu livro.

Procure realizar pelo menos duas revisões antes de disponibilizar o conteúdo final para a diagramação. Qualquer mudança futura será muito mais cara e complicada de ser realizada.

Não esqueça de revisar os agradecimentos, legendas, índices, bibliografia, legendas e notas de rodapé. São estes elementos que acabam contendo o maior números de erros.

3. Correção Ortográfica

A correção ortográfica costuma ser realizada pela Editora contratada ou por pessoa capaz contratada para ler e sugerir mudanças textuais e ortográficas, sugerir padrões e estilos mais adequados para as finalidades da obra. Deve ser uma pessoa capaz de interagir com o autor e de captar os objetivos da obra. Os pontos mais importantes desta etapa são:

Correção Ortográfica e semântica do texto (primar pela simplicidade de entendimento do conteúdo da obra)
Definição de padrões ortográficos e convenções textuais para o melhor entendimento do conteúdo
Obs.: Haverá uma correção ortográfica final do printer final do livro.

4. Diagramação e Editoração Gráfica

Agora o encarregado pela diagramação pode receber o conteúdo e distribuí-lo dentro do formato das páginas que foram definidos anteriormente na fase de projeto da obra. O editor gráfico escolherá fontes, estilos, padrões e cores que valorize e agreguem valor à obra. É uma das fases mais importantes. O trabalho destes profissionais materializa propriamente a versão digital da obra. Vejamos os pontos mais importantes desta etapa.

  • Diagramação do conteúdo e ilustrações
  • Elaboração de info-gráficos / tabelas
  • Pedido de registro e geração de código de barras ISBN para a Editora solicitar junto à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
  • Definição final do número de páginas
  • Escolha de todos os padrões gráficos e estilos a serem adotados. (tamanho de fonte, espaçamentos, número de páginas, distribuição de conteúdos)
  • Produção gráfica do miolo, da capa, contra-capa e orelhas (direita e esquerda)
  • Geração do primeiro printer para a correção final. (correção ortográfica final)
  • Avaliação final do autor e do Diretor da Editora responsável, caso haja uma.

5. Impressão da obra

É importante realizar vários orçamentos gráficos e procurar gráficas com qualidade reconhecida. É a gráfica a responsável pela qualidade final do livros e das cores e texturas adotadas no miolo e na capa da obra. Acabamentos de costura, verniz UV, corte e refilamento, assim como a definição da impressão são de sua responsabilidade. Por isso, boas gráficas fornecem um “printer” de conferência digital e impresso para que não haja dúvidas quanto ao pedido e que sirva de documento, caso haja discordância na qualidade do produto final.

Assinar o “printer” final fica ao encargo do Diagramador responsável pela obra, o qual conta com a aprovação final do autor.

Alguns pontos importantes desta etapa:

  • Impressão
  • Acabamento
  • Embalagem (condicionamento do produto)
  • Entrega (cuidar com custos extras de frete quanto à distribuição)
    Obs.: É muito importante receber e conferir os lotes de caixas de livros produzidos para que se tome providências, caso algum erro seja encontrado. É muito comum encontrar ainda hoje problemas de acabamento e troca de páginas ou má encadernação. Cuidado!

.:.

 

6. Lançamento, Distribuição, Publicidade e Venda

Dizem que produzir um livro e difícil, mas, vendê-lo tende a ser a etapa mais complicada. São muitos os custos para executar uma boa divulgação de uma obra. Muitas editoras cobram fortunas em comissões e porcentagens para difundir e distribuir os livros pelas livrarias do país e do mundo. Cuidado com os contratos firmados! Pode haver prejuízo, caso não tenha ciência dos perigos destes contratos. Acompanhe as possíveis formas de divulgação de sua obra:

  • Festa de Lançamento (vendas confirmadas)
  • Distribuição e venda através das Editoras
  • Publicidade e venda através de Site particular do autor na internet
  • Terceirização de Expedição dos pedidos de livros
  • Possibilidade de venda de versão digital da obra

Para um maior retorno financeiro, recomendo o desenvolvimento de um sistema web que permita comercializar os livros do autor e aumentar seu retorno de investimento assumindo as tarefas de publicidade, venda e expedição de suas obras. Está cada dia mais simples tornar-se independente de atravessadores no mercado editorial.

Publicar um livro é processo de síntese, de organização de ideias e objetivos de vida. Um livro transforma o autor e seus leitores. É a explícita materialização de um desejo maior, de dar mais sentido à existência e tornar pública a sua experiência pessoal.

Ser autor é deixar, neste mundo, a sua marca.


Comente

four × one =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?