Capital de Relacionamento nas Redes Sociais

Como vai o seu Capital de Relacionamentos?


As Redes Sociais sempre existiram e estão intimamente ligadas ao comportamento do ser humano. Desde o tempo das cavernas os grupos se reuniam e sobreviviam melhor porque se favoreciam, elegiam e selecionavam seus melhores representantes de alguma forma. 

Nada mudou, a não ser as ferramentas para esta mesma “seleção” continuar acontecendo. Hoje dispomos de Redes Sociais digitais como o Facebook, Yahoo, Bing e inúmeras outras, contemplando assuntos específicos, mas que cumprem a sua função de construir alianças e privilegiar determinados grupos de pessoas em determinados interesses.


O Capital de Relacionamentos

Você sabia que o Capital de Relações que cada pessoa possui pode ser considerado um de seus maiores patrimônios? Sim. Cada familiar, cada amizade firmada ao longo do tempo é capaz de tornar a vida mais prazerosa e também é capaz de abrir portas, sugerir alternativas que trarão muito mais oportunidades para a prosperidade e realização dos objetivos de cada indivíduo.

São raríssimos os casos de pessoas que conseguiram atingir o sucesso e cumprir com seus objetivos permanecendo isolados de um convívio social. O aprendizado e as oportunidades surgem fruto do convívio e troca de experiências de vida.

As relações de confiança e parceria só se estabelecem quando as pessoas compartilham seus sentimentos, gostos e desejos, passando a importar-se uma com as outras. Esse é o início de todo vínculo de amizade.


A Célula Familiar

Tudo começa com o vínculo familiar sanguíneo, onde se aprende a conviver e cuidar das pessoas diretamente comprometidas com a existência. Sua comunidade rapidamente se expande para tios, tias, avós… primos, amigos dos primos… e vai se adquirindo um status cada vez mais valorizado e diferenciado ao longo dos anos à medida que as habilidades e responsabilidades vão aumentando.

Cada pessoa possui uma vocação própria bem particular para se relacionar. Esta identidade pessoal, essa virtude faz com que todos os seus elos de ligação com as pessoas ao seu redor sejam mais intensos e interativos ou distantes e sem importância. A habilidade em relacionar-se bem está intimamente ligada à personalidade de cada um e se reflete em cada estereótipo, na aparência, roupas, no jeito de se comportar.

Com a utilização em massa das Redes Sociais, é interessante entender como estes mesmos vínculos são transportados e refletidos nas estruturas das páginas em cada perfil pessoal.

 

Em uma primeira análise, muitos dados podem ser levantados sobre o perfil de um usuário de Facebook. Vejamos alguns deles:

  1. Uma pessoa que Participa das Redes Sociais digitais procura estar mais conectadas ao seu grupo, família ou comunidade e procura ser mais acessível ao diálogo.
  2. Uma pessoa que continua com poucos amigos ou familiares em seu Facebook pode ser interpretada como alguém que tem dificuldades em utilizar os canais de comunicação mais modernos e acaba mantendo o seu círculo de amizades mais íntimo e seletivo, considerando alguns poucos perfis como suficientes dentro do seu tempo e condições disponíveis. 
  3. É possível fazer uma relação um tanto proporcional entre idade e quantidade de amigos nas Redes Sociais. Com o tempo, é natural que as pessoas restrinjam suas amizades e tratem melhor delas, buscando mais qualidade e relações com maior nível de parceria e confiança. Isso garante maior estabilidade financeira e emocional.
  4. Uma pessoa com 5000 amigos em sua Rede Social pode correr o risco de perder o controle sobre o grau de afinidade e motivo em manter aquelas pessoas vinculadas ao seu perfil, sentindo que grande parte delas não possuem qualquer afinidade ou conhecimento sobre sua existência. Como o comportamento em vida é refletido para a rede, pode tratar-se de uma pessoa que possui muitas relações superficiais e pouco significantes.

O comportamento dos usuários varia muito e seus objetivos também. A conceituada escritora Martha Gabriel, expert em assuntos de Marketing Digital, trata de um assunto muito interessante dentre outros tantos em seu livro: “Marketing na Era Digital”. Ela lembra que o grau de envolvimento e participação em qualquer grupo social é distinto, onde 90% do público comporta-se como audiência, 9% apenas replica conteúdo já publicados e somente 1% criam conteúdo e assuntos inovadores e pertinentes. Isso reflete uma pirâmide de comportamento, onde a maioria é passiva à influência de uma minoria. Entenda melhor através da imagem abaixo.


Todos somos testadores de tecnologias. Posso dizer que ainda estou tentando compreender melhor o Advento das Redes Sociais Digitais. Mas, desde quando resolvi participar deste novo universo de interatividade, decidi fazer a melhor serventia possível, já que tinha certeza que iria consumir um bom tempo. 

Creio que o uso correto de uma Rede Social precisa basear-se em alguns fundamentos:

  • Você precisa definir seus objetivos. Deseja interagir melhor com seus amigos? Deseja fazer publicidade? Deseja se promover?
  • Qual grau de segurança desejo manter as informações pessoais e familiares?
  • Qual grau de liberdade e interatividade disponibilizo aos amigos e ao restante do público? 

E assim, decidi desenvolver um Perfil Pessoal, onde procuro acompanhar melhor as relações familiares e de amizade. Em paralelo, acoplado ao Perfil Pessoal, desenvolvi uma página com minha Razão Social que está habilitada a divulgar conteúdo e aceitar o maior número de conexões possíveis. 

Veja a importância de se definir o perfil correto em cada rede social que se faz parte. Desta forma, é possível tirar o maior proveito da tecnologia, em vez de perder a vida em função de problemas gerados por ela.


Uma fórmula para calcular seu Capital de Relacionamentos

E se você teve a paciência de ler este artigo até este ponto é porque você está familiarizado com a leitura e com o conhecimento. Sua atenção é grande e eu gostaria que experimentasse um modelo de fórmula que criei para mensurar o Grau do seu Coeficiente de Capital Social. Desenvolvi uma fórmula que permite mensurar como anda a qualidade das suas conexões no Facebook.

Clique sobre a imagem, entre com os dados solicitados e verifique como anda a qualidade de suas Relações Sociais. Verifique como anda o seu Capital Relacional.

Se você tem algo a acrescentar, entre em contato. Será um prazer conversar mais sobre o assunto.

Um abraço e obrigado pela atenção.

Espero que tenha apreciado o conteúdo!
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