O seu site abre em qualquer Dispositivo?

25 regras de otimização para celulares

Conheça as preocupações fundamentais para facilitar o acesso
e interação do seu site em “Dispositivos Móveis”

 

Convergência Mobile

Quase todo mundo conectado à internet atualmente possui um dispositivo móvel para tal. A cada dia lançam versões de seus sites para tablets e smartphones. Entretanto, como esse é um terreno relativamente novo, muitos erros que podem ser evitados acontecem diariamente e afugentam os usuários. Com respeito ao comportamento dos consumidores, o Google fez uma pesquisa e enumerou 25 regras para páginas nesse ambiente.

Para chegar a essa lista, os pesquisadores do Google e o AnswerLab testaram pessoas usando 100 diferentes sites populares para dispositivos móveis, diariamente, num total de 119 horas de avaliação. Este estudo levou em consideração, em tempo real, as reclamações dos usuários que não conseguiram utilizar os sites da forma mais adequada. Segue a lista, veiculada pelo site Fast Company Design:

1. Promova ações visíveis a todo momento: É fácil perder menus ou botões de ações no ambiente móvel. Os sites manuseados de maneira mais adequada aos usuários foram aqueles que mantiveram as funções primárias já estampadas no setor principal e as secundárias em menus, ou abaixo da informação mais relevante.

2. Crie menus curtos e bem pensados: Se a busca cheia de detalhes é um recurso bem-vindo em desktops, em dispositivos móveis soa como um pesadelo. Resuma os recursos do site em menus simples e com categorias que agrupem o maior número de itens.

3. Facilite o caminho de volta: O estudo revelou que a grande maioria dos usuários espera que haja sempre uma forma de voltar à “home” da páginas. Mantenha seu logo como forma de retorno sempre visível no topo do site.

4. Não deixe a propaganda tomar conta do show: Promoções e anúncios podem deixar o seu conteúdo principal em segundo plano. Os usuários que visitaram sites com banners muito grandes acabarão se esquecendo exatamente do produto mais importante. Não deixe que a propaganda atrapalhe a navegação.

5. Deixe o mecanismo de busca visível: Muitos dos usuários esperam que haja uma busca específica para o que desejam. Então, mantenha sempre uma caixa de procura visível para todos.

6. Tenha certeza que os resultados de busca sejam relevantes: A maioria dos usuários não reclama tanto se há múltiplas escolhas de algo que procuraram. Entretanto, todos julgaram um site melhor por sua relevância de resultados. Ferramentas como pequenas telas, a busca mais recomendada em primeiro lugar e “autocompletar” podem tornar o site mais popular.

7. Invista nos filtros para melhorar a usabilidade da busca no site: Quando houver necessidade de uma busca mais específica, tente enumerar quantas opções o usuário tem, pra evitar que ele passe muito tempo atrás de algo que não dará resultado.

8. Guie os usuários para melhores resultados nas buscas: Encontrar um sapato ideal em um universo de tantos tamanhos, modelos, cores e origens, tudo isso separados por gêneros, pode ser um tarefa difícil. Não tanto se você já sugerir de antemão algumas opções para ajudar na escolha. Ao saber se o consumidor é uma mulher, por exemplo, já é possível oferecer um número de calçado padrão para facilitar a busca.

9. Deixe o usuário explorar antes de assumir compromisso: Uma das coisas mais irritantes que podem acontecer é você já ter que, de cara, submeter-se a um registro antes mesmo de saber as propriedades do site. Então, deixe sempre a opção para o visitante navegar pela página antes dele cadastrar qualquer conta.

10. Permita que o usuário possa fazer parte como convidado: Mesmo quando há necessidade do usuário comprar um passaporte ou algo assim, deixe sempre uma opção para que ele possa fazer uma “degustação” como convidado. Só então, ao pedir uma opinião a respeito da experiência, encoraje-o a fazer a assinatura oferecendo benefícios vantajosos.

11. Use informações já conhecidas e facilite para ambos os lados: Para usuários registrados, talvez seja mais simples usar uma forma de pagamento familiar do que usar o caixa de seu site para isso. Então, se eles usam um serviço terceirizado, aproveite também para ganhar comodidade com isso.

12. Coloque botões de ajuda para tarefas complexas: Sempre que houver algo com necessidade de uma explicação mais detalhada, coloque atalhos para que o usuário saiba encontrar ou requisitar mais informações.

13. Facilite a conversão para outro dispositivo: Nem sempre os visitantes terminam sua jornada em um só dispositivo, muitos até pesquisam em um smartphone e acabam finalizando uma transação em um computador, por exemplo. Então, ofereça uma forma dele compartilhar, enviar para e-mail ou deixar em um carrinho de compras, se for o caso, para futura consulta.

14. Ofereça formulários inteligentes: A grande maioria dos usuários aprecia bastante sites que oferecem automaticamente a quantidade de números ou respostas relevantes ao preencher formulários. Ao requisitar código postal ou data de nascimento, tente facilitar esse preenchimento já mostrando um teclado virtual, por exemplo.

15. Escolha as formas mais simples para cada tarefa: Quando há uma lista limitada de opções de escolha para o usuário, a melhor forma de fazer isso é enumerar do jeito mais simples possível.

16. Providencie um calendário virtual na seleção de datas: Ao trabalhar com datas, procure sempre a precisão e, para isso, ofereça a seleção por meio de um calendário visual com instruções claras.

17. Minimize os erros de formulários: Uma das coisas que mais afastam usuários é ter que preencher o mesmo formulário mais de uma vez. Para evitar isso, evidencie bem a caixa de texto onde entram as informações e tente avisá-los em tempo real quando há algum dado incompatível com a requisição.

18. Desenhe formulários eficientes: Muitos participantes da pesquisa se sentem intimidados com formulários extensos ou com preenchimentos de campos muitos complexos. Então, diminua o número de formulários, mostre a progressão do preenchimento de forma bem visível e utilize a função “autocompletar” quando puder.

19. Otimize todo o site para dispositivos móveis: Isso já é de conhecimento da maioria, contudo, muitos sites insistem em utilizar a mesma interface de desktops para tablets e smartphones e vice-versa. Crie uma versão da mesma página especificamente para os dispositivos móveis, levando muito em consideração o recurso da tela sensível ao toque.

20. Não faça seus usuários terem que aumentar detalhes da página: Isso acontece com frequência em sites feitos para desktops e que são mal-adaptados ao ambiente móvel. Muitos visitantes deixam a página se precisam dar um “zoom” para escolher algo. Crie uma página que não obrigue o usuário a aumentar a imagem para enxergar seu conteúdo.

21. Ofereça imagens detalhadas dos produtos: A maioria dos consumidores gosta de ver o máximo que puderem os produtos que estão comprando. Então, inclua imagens em alta resolução dos itens à venda, em opção que o visitante possa acionar para ampliar os detalhes.

22. Diga qual é a melhor orientação para ver a tela: Os participantes da pesquisa viraram a orientação da leitura da tela para ler algo que consideraram muito pequeno. Isso revela que pode ser bastante útil o site recomendar como os usuários devem acompanhar o conteúdo. Porém, é sempre necessário haver uma forma simples de não perder os botões de ação ao fazer as trocas de horizontal para vertical e vice-versa.

23. Mantenha seus usuários em apenas uma janela do browser: Alterar janelas em ambiente móvel pode ser difícil e muitos usuários não retornaram para a origem quando isso aconteceu durante a avaliação do Google. Então, é sempre desejável que as ações fiquem em apenas uma janela e, caso necessite redirecioná-los, coloque uma opção para isso no seu site sem enviá-los diretamente.

24. Evite palavras como “versão completa” para diferenciar as versões móvel e desktop: Ao oferecer diferentes experiências, evite demonstrar que o site móvel tem menos informações ou está incompleto em comparação com sua versão para desktop. Então, ao invés de usar “versão completa”, “site completo” ou coisas do tipo, vá sempre de “versão para desktop” ou opção semelhante.

25. Seja claro se você requisitar a localização do usuário: Vários consumidores ficaram confusos quando um hotel identificou suas localizações e já ofereceram um quarto em suas cidades. O melhor é deixar um campo em branco para preenchimento ou oferecer um “Encontre-me”. Os visitantes precisam saber claramente a razão do rastreamento e como essas informações influenciarão sua passagem pelo site.

 

As principais dicas podem se concentrar em quatro pontos fundamentais: adicione uma barra de busca muito eficiente; divida grandes formulários em pequenas peças; deixe as pessoas visitarem os sites de forma anônima; e facilite as coisas para consulta futura em um segundo dispositivo, seja móvel ou desktop.

O comportamento das pessoas mudam constantemente. Por isso, além das dicas, pesquise frequentemente as tendências web e as melhores técnicas.

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